Acusações de antissemitismo explicam debandada no Partido Trabalhista

A demissão de sete deputados deixou esta segunda-feira o Partido Trabalhista em sobressalto. O antissemitismo foi uma das causas da saída: duas deputadas judias queixam-se de terem sido insultadas.

Chuka Umunna, Chris Leslie, Luciana Berger, Mike Gapes, Angela Smith, Gavin Shuker e Ann Coffey vão, a partir de agora, criar um grupo de independentes no Parlamento britânico. A Sky News revela esta manhã que na origem da demissão destes deputados está a posição do partido face ao Brexit, mas principalmente a mentalidade antissemita que se instalou.

Jeremy Corbyn já foi avisado de que mais deputados podem renunciar, a menos que ele consiga resolver a discriminação enfrentada pelos judeus no interior do partido.

O presidente trabalhista, Ian Lavery, enfrentou esta segunda-feira à noite uma forte reação durante uma acalorada reunião do grupo parlamentar e, no final, algumas fontes citadas pela cadeia de televisão britânica, acusaram-no de não ter ideia da dimensão que o problema atingiu.

Vários deputados criticaram a liderança depois de Luciana Berger, que é judia, ter afirmado numa conferência de imprensa que tinha vergonha de ser membro de um partido que era institucionalmente antissemita.

Segundo diversas fontes, durante a reunião, Ian Lavery recusou estas alegações, dizendo que se o partido fosse antissemita, ele não seria membro. Duas deputadas judias, que não se demitiram, desmentiram-no garantindo que um colega as acusou "de não terem sangue humano" e que, mesmo sabendo disto, a liderança nada fez.

Ian Austin, um crítico de longa data da liderança de Corbyn, disse que Lavery só piorou a situação. Defende que "o partido tem que mostrar que está a combater o antissemitismo". E acredita "que muitas pessoas vão repensar se continuam nos trabalhistas".

Já Tom Watson, que também tem criticado os esforços feitos para lidar com o antissemitismo no partido, concorda que mais deputados possam sair e confessou: "Temia que este dia chegasse".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de