'Batata quente' nas mãos de May. UE reune embaixadores para discutir Brexit

Enquanto Theresa May faz o derradeiro esforço para convencer o seu gabinete a aprovar o texto de um potencial acordo para o Brexit, os embaixadores da UE vão monitorizar o que todos esperam que seja o passo final de um longo processo negocial.

Em Bruxelas foi convocada uma reunião ao nível dos embaixadores dos Estados-membros, em que serão abordadas as discussões que estão ter lugar em Londres.

Em rigor, este encontro já estava previsto e incluía o tópico do Brexit, mas a finalidade era haver um debate em torno das medidas de contingência, para o caso dos vários meses de negociações fracassarem.

Ao que apurou a TSF, foi acrescentado um ponto de última hora à agenda desta reunião, que vai decorrer sem a presença do representante permanente do Reino Unido, para que seja feito um acompanhamento do estado das negociações com o Governo britânico.

Em Bruxelas, nesta fase, todas as fontes contactadas pela TSF se recusaram a falar na existência de um acordo, embora se aguarde com expectativa o desfecho do derradeiro esforço de Theresa May para que, do lado de lá do Canal da Mancha, todos se ponham de acordo relativamente a um texto que permita a saída do Reino Unido da União Europeia. Um texto com uma dupla exigência: que ao mesmo tempo preserve o mercado interno e que não obrigue à existência de uma barreira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Este tem sido o dossiê mais controverso das negociações. De acordo com vários órgãos da imprensa britânica, há agora um documento, já apresentado aos ministros do Governo em Londres, que prevê a concessão de um período transitório, durante o qual a Irlanda do Norte beneficiaria de um estatuto especial para permanecer no mercado interno.

A solução agora encontrada - e que Theresa May ainda vai ter que conseguir vender aos deputados unionistas da Irlanda do Norte, dos quais depende a sua maioria parlamentar - passa pelo modelo de desmantelamento desse período transitório.

A imprensa britânica refere a criação de um comité especial em que Bruxelas e Londres estarão representados em igual número e com o mesmo peso, sendo que a decisão para pôr termo ao período transitório será mediada por um membro independente desse mesmo comité.

Estes serão os detalhes que vão ser comunicados, ainda esta quarta-feira, aos representantes permanentes dos Estados-membros em Bruxelas, na reunião de acompanhamento dos estado das negociações para a retirada do Reino Unido da União Europeia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de