Camião irrompe por mercado de Natal em Berlim. 12 mortos e 48 feridos

Polícia alemã confirma a existência de 12 mortos e 48 feridos, alguns deles em estado grave.

Depois de um balanço inicial de 9 mortos, a polícia de Berlim confirmou, já de madrugada, a existência de 12 mortos e de 48 feridos, "alguns estado muito grave", quando um camião entrou pelo mercado de Natal de Breitscheidplatzor, junto à igreja Kaiser Wilhelm, na capital alemã.

Um porta-voz da polícia disse à televisão N24 que o condutor do camião foi detido. A mesma fonte acrescentou que outro homem, um polaco que seguia ao lado do condutor, morreu.

A polícia referiu que está a investigar se se tratou de um acidente ou de um ataque.

O ministro alemão do interior explicou que as investigações ao acidente prosseguem, não havendo ainda informação suficiente que permita confirmar qualquer das hipóteses. "A sequência dos acontecimentos mostra que tanto pode ter sido um acidente como um ataque terrorista", disse.

O incidente ocorreu às 20:15 locais (19:15 em Lisboa) na praça Breitscheidplatz, quando um veículo pesado saiu da estrada e entrou na zona pedonal do mercado de Natal.

Ao que parece, o camião irrompeu pela zona pedonal, circulou por um caminho entre o mercado e acabou por chocar contra um pinheiro de natal no centro do mercado.

O jornal "Berliner Morgenpost" transmitiu em direto imagens do local pouco depois do incidente, onde se via muitas pessoas caídas no chão, feridas ou inconscientes, enquanto chegavam veículos da polícia, equipas de bombeiros e ambulâncias.

Tanto a praça como as estradas adjacentes foram cortadas ao trânsito.

A polícia pediu à população de Berlim para não sair à rua.

A chanceler alemã, Angela Merkel, já lamentou o atentando, afirmando-se "de luto" pelo ocorrido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de