Donald Trump despede Procuradora-Geral

Sally Yates recusou cumprir a limitação à entrada de imigrantes nos Estados Unidos. O Presidente substitui-a de imediato. O procurador da Virgínia é o novo chefe do Departamento de Justiça.

Numa carta enviada aos órgãos de comunicação social, a Procuradora-Geral interina, nomeada por Barack Obama, explicou que tem dúvidas quanto à legalidade do decreto de Trump. Por isso, ordenou aos magistrados do Ministério Público que não defendam a proibição dos cidadãos de sete países de maioria muçulmana. O Presidente não gostou e não perdeu tempo em despedir a procuradora, acusando-a de traição.

A jornalista Guilhermina Sousa explica o despedimento da Procuradora-Geral

00:0000:00

Numa clara declaração, o chefe do departamento de Imprensa da Casa Branca escreve que Sally Yates "traiu o Departamento de Justiça, ao recusar-se a aplicar uma ordem legal desenhada para proteger os cidadãos dos Estados Unidos". E acrescenta: Yates "fez pouco para defender as fronteiras; e quase nada para travar a imigração ilegal".

Três dias depois de Donald Trump assinar o polémico decreto, Sally Yates declarou que "não estava convencida" da "legalidade" da ordem do Presidente. Escreveu numa carta que, "enquanto estivesse no cargo, o Departamento de Justiça não defenderia em tribunal" a decisão de Trump.

Nos últimos dias, mais de uma centena de procuradores federais assinaram um documento em que condenam as alterações à lei da imigração.

O chefe de Estado não gostou e deu ordem de saída imediata à Procuradora-Geral interina. Trump não telefonou a Yates; mandou apenas entregar-lhe, em mãos, uma carta e fez saber depois, através de comunicado, da decisão de afastá-la.

Pouco depois, o substituto tomava conta do lugar. Dana Boente, até agora procurador do estado da Virgínia, é o novo responsável interino pelo Departamento de Justiça; e já revogou a decisão de Sally Yates.

Em comunicado, Boente ordena que se cumpra a decisão, "legal", do Presidente dos Estados Unidos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de