O que é um superdelegado?

Uma peculiaridade no processo de nomeação do candidato democrata pode ser decisiva para Hillary Clinton.

É uma palavra que, por esta altura, os apoiantes de Bernie Sanders já sabem de cor e salteado. O candidato autodenominado Socialista-Democrata teve uma vitória arrasadora sobre Hillary Clinton no estado de New Hampshire (NH), mas feitas as contas aos delegados à Convenção Democrata, Sanders saiu de NH com mais 15 delegados, e Hillary com mais 14.

Ora, como é que uma vitória com uma margem de 22 pontos percentuais (pp) se traduz num quase empate no número de delegados eleitos? A resposta está nos superdelegados.

É uma regra exclusiva do Partido Democrata, que define um conjunto de pessoas com assento garantido, inerente, na Convenção - são normalmente membros do DNC (Democratic National Committee), detentores de cargos de eleição ou funcionários do partido. Estes superdelegados podem definir o voto, podem escolher o seu candidato, independentemente do sentido de voto no estado a que pertencem.

Neste "círculo", a vantagem de Hillary Clinton sobre Bernie Sanders é esmagadora. A "máquina partidária" está com a antiga primeira-dama e ex-Secretária de Estado, que tem garantida à partida a promessa de centenas de votos na Convenção de julho. Este é o quadro atual, mas pode mudar. Os superdelegados podem alterar o sentido de voto a meio do caminho, e daqui até julho, Bernie Sanders poderá virar o jogo, não seria inédito.

Para ter uma ideia mais precisa de como este sistema de superdelegados está a ajudar Hillary Clinton, vale a pena olhar para os resultados das primárias de New Hampshire e do Caucus do Iowa com mais detalhe. Depois de derrotar Hillary com 22pp de diferença, Sanders conquistou 15 delegados, e Hillary apenas 8. O problema, para Sanders, é que há 8 superdelegados em NH, sendo que seis estão com Hillary (8+6=14), e dois ainda não definiram qual o candidato que vão apoiar na Convenção. No Iowa, o quadro foi semelhante, com a vitória tangencial de Hillary Clinton a ficar reforçada com o apoio de 6 superdelegados.

Até ver, Bernie Sanders apenas conseguiu o apoio de cerca de uma dezena de superdelegados, enquanto Hillary vai contabilizando esses apoios na casa das centenas. Se tudo se mantiver como até aqui, mesmo que Bernie Sanders vá multiplicando vitórias nas primárias durante as próximas semanas, o mais certo é chegar derrotado à Convenção Democrata de julho, em Filadélfia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de