O senador favorito dos eleitores evangélicos e com origens em Cuba, foi melhor que o magnata das frases polémicas. Em terceiro lugar ficou o senador pela Florida, Marco Rubio, também de origem cubana, com 23%.
Relacionados
No discurso de vitória Ted Cruz revelou que "esta noite, venceram as raízes. Esta noite, venceram os corajosos conservadores do grande estado do Iowa, e de toda esta grande nação. Esta noite, o estado do Iowa falou, Iowa, fez saber que o nomeado republicano para as presidenciais deste ano, não será escolhido pelos media".
Mais à frente o pré-candidato adiantou: "Estamos a aumentar a exigência, a exigência que serviu para criar a maior nação que que o mundo conheceu. Um conceito revolucionário que diz que todos os homens e todas as mulheres são iguais quando nascem. E que os nossos direitos não dependem do partido democrata, ou do partido republicano, ou até do Tea Party. Os nossos direitos vêm do nosso criador".
Ted Cruz - candidato evangélico
"Esta noite, há uma vitória dos todos os que nos últimos oito anos, assistiram desalentados a políticos de carreira dos dois partidos, recuarem-se a ouvir, e demasiadas vezes, a falharem com os compromissos com o povo. Esta noite, houve uma vitória de todos os americanos que , depois de sobreviver-mos a a oito longos anos da presidência Obama, entendem que nenhuma pessoa pode perpetuar os erros cometidos em Washington".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Donald Trump já reconheceu que ficou atrás de Ted Cruz e disse sentir-se "honrado" com o segundo lugar.
"A 16 de junho quando iniciámos esta jornada havia 17 candidatos e toda a gente me dizia - não vás até ao Iowa -nunca chegarás sequer ao top 10 mas eu disse: eu tenho amigos no Iowa. Eu conheço muita gente no Iowa. Penso que gostam de mim. Vamos dar-lhes uma oportunidade! Eles disseram - Não faças isso! Eu respondi - eu tenho de fazer. Acabámos em segundo lugar e quero dizer-vos o seguinte: sinto-me honrado, sinto-me muito honrado e quero dar os parabéns ao Ted e quero cumprimentar todos os candidatos. Por isso parabéns. Parabéns a toda a gente!"
Donal Trump reconhece derrota no Iowa
Entretanto o pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Mike Huckabee anunciou, esta segunda-feira, a sua retirada da corrida eleitoral, após ter conseguido apenas 2% dos apoios do "caucus" do Iowa.
O antigo governador do Arkansas Mike Huckabee anunciou a sua retirada após os fracos resultados obtidos no Iowa.
"Suspendo oficialmente a minha campanha. Obrigado por todo o leal apoio", escreveu na sua conta na rede social Twitter o ex-governador que, curiosamente, foi o vencedor do 'caucus' do Iowa em 2008.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).