Ainda com votos por apurar, Donald Trump é o claro vencedor republicano em New Hampshire. Com 35%, distancia-se dos restantes candidatos. John Kasich aparece em segundo lugar, com cerca de 16% dos votos, seguido de Ted Cruz (com 11,5%), Jeb Bush (11%) e Marco Rubio (10,5%).
Relacionados
Fenómeno Trump é culpa do Partido Republicano
No discurso de vitória, Trump não esqueceu o outro vencedor da noite. "É justo dar os Parabéns ao Bernie", disse, sem perder uma oportunidade para atacar o candidato democrata. "Acabo de ouvir alguns excertos do discurso dele e ele quer entregar o nosso país, amigos! Quer entregar, mas nós vamos deixar que isso aconteça".
Donald Trump atacou Bernie Sanders no discurso de vitória
Donald Trump quis deixar claro o que os separa. "Não sei o que se passa com o Bernie. Desejo-lho muita sorte, mas nós vamos tornar a América grande outra vez, e vamos fazê-lo à nossa boa e velha maneira. Vamos derrotar a China, o Japão, vamos derrotar o México, no comércio. Vamos derrotar todos estes países, que estão a tirar todo o nosso dinheiro, todos os dias. Isto não vai continuar. Temos os melhores homens de negócios do mundo. Estão sempre a telefonar-me e querem fazer parte disto".
Uma das poucas surpresas da noite foi o segundo lugar de John Kasich. No discurso, o governador do Ohio falou de uma vitória simbólica. "Talvez, num tempo em que a mudança anda no ar, talvez seja este um virar de página na política americana. Porque esta noite, a luz destronou a escuridão das campanhas negativas".
John Kasich diz que os resultados em New Hampshire podem representar um "virar de página"
Kasich fez questão de referir os adversários democratas. "O Bernie fala durante tanto tempo que cheguei a pensar que faria 77 anos antes de acabar o discurso. E a Hillary preciso mesmo muito de ir rapidamente para a Carolina do Sul, porque aqui, o discurso não resulta. E também não vai resultar no próximo Outono porque eu vou regressar".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Kasich também não esqueceu os democratas
Depois do caucus no Iowa e da votação em New Hampshire, Nevada é o próximo estado a escolher o candidato dos dois partidos. Também aqui o sistema de eleição é o caucus.