Europa

Governo económico europeu pode entrar em conflito com constituição alemã

Em entrevista a um jornal alemão, um juiz do Tribunal Constitucional alemão aconselhou Angela Merkel a procurar a legitimação desta ideia por intermédio de um referendo.

A criação de um governo económico europeu pode entrar em conflito com a constituição da Alemanha, considerou um juiz do Tribunal Constitucional alemão.

PUB

Em entrevista ao Suddeutsche Zeitung, Peter-Michael Huber aconselhou a chanceler alemã promover um referendo que garanta a legalidade do novo governo europeu.

Este juiz alemão alertou para o perigo de criação deste governo, cuja ideia é apoiada não só por Angela Merkel como também pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, sem legitimação democrática.

Este catedrático de Munique aproveitou ainda para criticar a proposta do comissário europeu Gunther Oettinger de enviar comissários da UE para a Grécia.

Huber entende que isto significaria um acto de tutelagem que colocaria em causa o bom entendimento, uma vez que nem portugueses, nem espanhóis, nem italianos estão dispostos a acatar ordens de estranhos a longo prazo.