Bruxelas

Inovação: Portugal foi o país da UE que mais cresceu no ranking europeu

Nos últimos cinco anos, Portugal foi o país da União Europeia que mais cresceu no ranking europeu que avalia a aposta na inovação e que hoje vai ser apresentado em Bruxelas.

O ranking Innovation Union Scoreboard 2010, que avalia os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), é hoje apresentado em Bruxelas pelo comissário europeu e vice-presidente da Comissão Europeia Antonio Tajani.

Os dados apontam para um Portugal cada vez mais inovador mas continua abaixo da média europeia na maioria dos 24 indicadores usados para medir a inovação de um país.

No entanto, Portugal é mesmo o país que mais cresceu na performance global de inovação: acima de oito por cento ao ano e está agora em 15 º lugar numa lista de 27 países, sendo classificado como um «Inovador Moderado».

Comparando com a posição ocupada há quatro anos, Portugal subiu sete posições, estando agora à frente da Itália, Espanha e Grécia.

Portugal foi o país que mais aumentou a despesa das empresas em Investigação e Desenvolvimento (27 por cento na média anual), tal como o número de jovens com Ensino Secundário.

A despesa pública com inovação e universidades também cresceu, claramente, acima da média europeia, tal como o número de novos doutorados com idades entre os 25 e 34 anos.

  COMENTÁRIOS