União Europeia

Vontade para se chegar a soluções determinará sucesso de Conselho Europeu, diz especialista

Ouvido pela TSF, João Pedro Simões Dias tem dúvidas sobre se os «interesses nacionais serão secundarizados em favor do projecto europeu» no Conselho Europeu extraordinário desta quinta-feira.

O especialista em Assuntos Europeus João Pedro Simões Dias considera que o Conselho Europeu extraordinário desta quinta-feira só pode ter êxito se houver vontade global para se chegar a soluções para a crise.

PUB

«Não tenho dúvidas que os Estados-membros têm noção da gravidade da situação. Creio até que saberão que a situação eventualmente até será mais grave do que aquela que é publicamente conhecida», começou por dizer.

Em declarações à TSF, este professor universitário tem, contudo, dúvidas sobre «se as tendências, desejos e interesses nacionais serão secundarizados em favor do projecto europeu».

«Está demonstrado que sem uma intervenção global concertada da própria União Europeia os Estados por si só, individualmente, não vão ser capazes de superar essas crises. A questão que se põe é que estamos nesse momento», acrescentou.