François Fillon pede desculpa aos franceses

O candidato conservador às eleições presidenciais francesas pediu esta segunda-feira desculpa por ter dado emprego à mulher e aos filhos, mas garantiu que o fez de forma legal e transparente.

François Fillon, que já foi chefe do governo entre 2007 e 2012, deu esta tarde uma conferência de imprensa para dizer que entende as interrogações do povo francês e a necessidade de esclarecimento, mas dizendo também que está a ser alvo de um ataque de uma violência nunca vista.

"O primeiro passo em política é reconhecer os erros: colaborar com a família em política já não é algo aceitável para os franceses (...) Foi em erro, estou profundamente arrependido e quero apresentar as minhas desculpas aos franceses", afirmou.

Fillon prometeu revelar ainda hoje todos os pagamentos que foram feitos à mulher e aos filhos como seus colaboradores. No entanto, tratou de sublinhar os empregos são "legais e transparentes".

A mulher Penelope recebia mensalmente 3677 euros líquidos como assistente parlamentar e como redatora numa revista de crítica literária. Já os filhos Charles e Marie, ajudaram o pai reunindo informações e documentos que foram utilizados na campanha de François Fillon para as legislativas de 2007, e depois foram colaboradores parlamentares, recebiam cerca de três mil euros por mês.

Apesar da polémica, Fillon diz que não abandona a corrida presidencial. Está até convencido que depois desta conferência de imprensa poderá dar início a uma nova fase da sua campanha e concluiu dizendo que espera ganhar as eleições.

O jornal Le Monde avança na edição de hoje que a justiça francesa pode ainda rever a lista de acusações contra Fillon, acrescentando os delitos de financiamento ilegal de campanha eleitoral e tráfico de influências.

O Le Monde diz que o interrogatório feito a Fillon sobre se a sua mulher e os filhos tiveram ou não empregos fictícios acabou por abrir outras linhas de investigação e eventuais novas acusações contra o antigo chefe do Governo francês.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de