Internacional

Angola: 1310 eleitores vão votar apenas no sábado

Os eleitores do Moxico, Benguela e Luanda norte são chamados a votar, depois de terem sido impedidos de o fazer na quarta-feira, devido ao mau tempo.

15 assembleias de voto de três províncias angolanas vão votar apenas no sábado, depois de não ter havido votação esta quarta-feira.

A decisão da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) foi anunciada já depois da uma da manhã, pela porta-voz da CNE.

Júlia Ferreira explicou que "situações de força maior", como o mau tempo, impediram a entrega de material logístico em 15 assembleias de voto, afetando 1310 eleitores, que não puderam votar.

Reunida em plenário, a CNE decidiu organizar novas eleições já este sábado, garantindo que este escrutínio extra não vai provocar "nenhum constrangimento" na divulgação dos resultados provisórios, que deverá acontecer nas próximas horas.

Na primeira conferência de imprensa desde o fecho das urnas, a Comissão Nacional Eleitoral destacou a "afluência massiva" no ato eleitoral, considerado "extremamente satisfatório".

A porta-voz Júlia Ferreira afirmou que os procedimentos legais foram "escrupulosamente observados", tornando o processo de votação "relevante e positivo".

Os eleitores angolanos votaram esta quarta-feira, para escolher os deputados, o presidente e o vice-presidente.