Internacional

Cyril Ramaphosa é o novo presidente da África do Sul

Vai suceder no cargo a Jacob Zuma, que apresentou ontem a demissão, depois de um ultimato do Congresso Nacional Africano.

Cyril Ramaphosa foi eleito Presidente da África do Sul, esta quinta-feira, pelo parlamento sul-africano, depois de Jacob Zuma ter apresentado a demissão, na última noite. Ramaphosa foi empossado pelo presidente do tribunal Constitucional sul-africano, Mogoeng Mogoeng, numa sessão extraordinária do parlamento.

Cyril Ramaphosa, 65 anos, era o vice-presidente do país e líder do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido de Zuma desde dezembro. Com a aprovação do parlamento sul-africano, Ramaphosa assumirá a presidência até às eleições de 2019.

O Congresso Nacional Africano pressionou Zuma a demitir-se, caso contrário, apresentaria uma moção de censura contra ele no parlamento, devido às polémicas em que está envolvido.

No poder desde 2009, Jacob Zuma enfrenta acusações de corrupção e favorecimento indevido de empresários de quem é amigo, em prejuízo da economia sul-africana.