Obama em Portugal

De olhos postos nas pessoas. Os desafios que Obama trouxe a Portugal

Barack Obama falou sobre o tema das alterações climáticas no Coliseu do Porto.

Na Climate Change Leadership Porto Summit 2018, Barack Obama focou-se na necessidade de mudar a opinião pública para ajudar a retroceder as questões em torno das alterações climáticas.

A jornalista Bárbara Baldaia assistiu à conferência e explicou os pontos de vista transmitidos por Obama aos que assistiam à conferência no Coliseu do Porto.

As mudanças têm de ser feitas com base nas pessoas. Esta foi uma das grandes mensagens de Obama em solo português, onde chamou à atenção dos líderes mundiais para a ideia de que o poder nas pessoas, já que os problemas não se resolvem a partir do topo mas sim das base, explicou.

É preciso sensibilizar as pessoas para os assuntos ligados à ecologia, alterando a opinião pública e a vontade de mudar. No fundo, Obama transmitiu que é preciso que cada pessoa transmita a mensagem à família, amigos e colegas de trabalho para que se comecem a sensibilizar as pessoas mais próximas.

No mesmo sentido, Barack Obama enalteceu a importância de investir numa economia ecologicamente viável e capaz de proteger o ambiente, garantindo que os problemas têm resposta.

Ainda em relação ao Acordo de Paris, do qual os Estados Unidos saíram, Barack Obama revelou acreditar que os estados continuarem a cumprir com Acordo de Paris, os EUA acabarão por se juntar de novo.

"A má notícia é que o meu sucessor não concordou comigo. A boa notícia é que outros esforços foram surgindo na economia e as empresas foram percebendo as vantagens de investir em energia limpa", disse o ex-Presidente.

  COMENTÁRIOS