Ossétia do Sul

Presidente russo assina acordo de cessar-fogo com Geórgia

O Presidente russo Dimitri Medvedev assinou, este sábado, o acordo de cessar-fogo com a Geórgia, documento negociado pela França para pôr termo ao conflito desencadeado no passado dia 08.

Dimitri Medvedev «informou os membros do Conselho de Segurança da Federação Rússia que tinha assinado o documento», anunciou a porta-voz da presidência russa, Natalia Timakova.

O acordo tinha sido assinado sexta-feira, em Tbilissi, pelo presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, na presença da secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice.

Na reunião do Conselho de Segurança, que decorreu em Sochi, no Mar Negro, participaram os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Serguei Lavrov e Anatoli Serdiukov, respectivamente, e o director do Serviço Federal de Segurança (FSB, que sucedeu ao KGB), Alexandr Bortnikov, entre outros altos funcionários.

O acordo, negociado pela França e «clarificado» na sexta-feira junto dos georgianos por Condoleezza Rice, prevê a retirada das tropas russas ainda estacionadas na Geórgia, na sequência do conflito armado desencadeado pela fracassada tentativa de Tbilissi, no passado dia 08, de retomar o controlo da Ossétia do Sul.

O documento, de seis pontos, contempla o não recurso ao uso da força, a suspensão completa de acções militares, o livre acesso das agências humanitárias, o regresso das forças armadas da Geórgia aos seus quartéis, o recuo da forças armadas russas até à linha onde se encontravam no início das acções militares e o início da discussão internacional quanto ao futuro estatuto da Ossétia do Sul e da Abkházia.

Notícias Relacionadas