Sair ou ficar? Os britânicos já votam

O Reino Unido decide esta quinta-feira em referendo se deve permanecer na União Europeia. As urnas abriram às 7:00.

São mais de 46 milhões os eleitores chamados às urnas para responder à questão: "O Reino Unido deve permanecer como membro da União Europeia ou sair da União Europeia?".

As últimas sondagens mostram o "sim" e o "não" muito próximos. Os resultados finais só vão ser conhecidos na sexta-feira.

O dia é de chuva, no Reino Unido, mas desde muito cedo é grande a afluência às urnas.

A enviada da TSF a Londres, Cristina Lai Men, ouviu Guilherme Rosa, um português que vive em Inglaterra voluntário na campanha pela permanência na União Europeia.

00:0000:00

Linda, portuguesa a viver há 38 anos em Londres, não pode votar hoje porque nunca se naturalizou. Mas se pudesse, votava pela permanência.

00:0000:00

Em Londres, o português que desafiou as teorias de Albert Eistein e que analisou de forma crítica os estilos de vida dos britânicos no livro de crónicas "Bifes mal passados", diz que o pensamento dos cidadãos do Reino unido no referendo de hoje é imprevisível.

João Magueijo lembra que, para muitos britânicos, o império vai pesar no voto de hoje.

O jornalista Joaquim Ferreira conversou com João Magueijo.

00:0000:00

A "City" londrina está expectante. A capital financeira é um dos principais movimentos de apoio à manutenção na União Europeia. Os homens de negócios sabem que a vitória do brexit é má para o negócio entre fronteiras.

A TSF ouviu George Sandeman, de uma das mais antigas famílias de produtores britânicos do vinho do porto, que teme por uma diminuição do consumo, mas acima de tudo pelo aumento da importância de discursos antigos e perigosos.

George Sandeman diz que a xenofobia está a dominar o discurso político.

00:0000:00

.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de