estados unidos

Trump escolhe Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos

O juiz, de 49 anos, é o mais novo a ser nomeado para o Supremo nos últimos 25 anos. Gorsuch é conhecido como um intelectual conservador e defensor dos direitos religiosos.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu na terça-feira o juiz Neil Gorsuch como seu nomeado para o Supremo Tribunal, fazendo a balança do tribunal pender para o lado conservador.

"Hoje [terça-feira] cumpro outra promessa ao povo norte-americano ao nomear Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal. Ele será um incrível juiz, assim que o Senado o confirmar", disse Trump na Casa Branca, antes de ceder o pódio a Gorsuch, que serviu no tribunal de recurso em Denver, Colorado, desde 2006.

Gorsuch vem deste modo substituir o juiz conservador Antonin Scalia, que morreu em fevereiro do ano passado.

Trump pediu à oposição democrata no Senado que apoie o candidato, que precisa de pelo menos oito votos do partido para ocupar o lugar.

"A minha única esperança é que os democratas e os republicanos se possam unir, por uma vez, pelo bem do país", disse, ao anunciar a sua escolha, na Casa Branca.

Aos 49 anos, Gorsuch, que fazia parte de uma lista de 21 possíveis escolhas, é o juiz mais novo a ser nomeado para o Supremo Tribunal