O Estado do Sítio

"Trump tem o instinto de puto de rua com uma faca na mão"

As eleições intercalares na América, a transição no Brasil, 100 anos do Armistício e a fuga dos Nazis são os temas em destaque na emissão desta semana do programa O Estado do Sítio.

"Trump tem o instinto de puto de rua com uma faca na mão e os democratas são senhores doutores: é uma chatice!". A frase é do embaixador José Cutileiro, comentador residente do programa de atualidade internacional da TSF, conduzido por Ricardo Alexandre.

A política norte-americana e as eleições intercalares nos Estados Unidos, com análise aos resultados por Germano Almeida (autor do livro "Isto Não é bem um Presidente dos EUA", posto à venda esta semana), depoimentos de Eduardo Paz Ferreira e Francisco Seixas da Costa na noite eleitoral organizar pelo Instituto Europeu da Universidade de Lisboa, reportagem de Maria Miguel Cabo no Bronx, em Nova Iorque e entrevista de Margarida Serra a Michael Isikoff, autor do livro Roleta Russa.

Outro autor está também presente n"O Estado do Sítio desta semana. É o jornalista de investigação espanhol Eric Frattini, autor do livro "A Fuga dos Nazis".

Para este autor, a sociedade alemã ainda não pediu desculpas pelo que foi feito em seu nome há mais de setenta anos. Frattini descreve detalhadamente a fuga dos principais criminosos nazis, as rotas utilizadas, a forma como foram protegidos: um livro "para a geração dos nossos filhos, para que isto não volte a acontecer". Lisboa é apontada na investigação como "ponto de passagem" na fuga dos criminosos do Terceiro Reich.

Sobre as eleições no Brasil, Ricardo Alexandre conversa com o investigador brasileiro Felipe Leal Albuquerque, do Instituto de Ciências Sociais.

  COMENTÁRIOS