Jair Bolsonaro, o primeiro Presidente brasileiro que já é arguido

Brasil foi a votos para escolher o novo Presidente da República. Independentemente da escolha - Bolsonaro ou Haddad -, os eleitores estavam a votar num candidato que já era arguido em casos judiciais.

O novo Presidente do Brasil está escolhido, chama-se Jair Bolsonaro e tornou-se no primeiro Presidente a ser eleito, após a redemocratização do país, que já era arguido antes da chegada ao cargo. O jornal Folha de S. Paulo analisou o perfil dos candidatos e revelou que, independentemente da escolha, o Brasil iria ter um "Presidente réu".

Tendo em conta a lei brasileira, o caso em que Bolsonaro é arguido irá ficar em suspenso durante o mandato, e não haverá, para já, julgamento sobre se será culpado ou inocentes nos crimes de que é acusado.

O novo Presidente brasileiro é arguido em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), sendo que em causa estão alegados crimes de incitação ao crime de violação, injúria e apologia ao crime.

O caso reporta a 2003, quando Bolsonaro disse à deputada petista Maria do Rosário que não a violaria por não merecer, por ser "feia demais". "Jamais ia estuprar (violar) você, que você não merece". O agora Presidente do Brasil repetiu a ideia em 2014. "Há poucos dias, você chamou-me de estuprador (violador) no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque não merece".

Bolsonaro foi condenado a pagar uma indemnização de 10 mil reais por danos morais mas decidiu recorrer para o Supremo.

A Folha de S. Paulo recorda ainda que, apesar de não ser arguido no caso de contratação de uma funcionária fantasma - conhecida como "Wal do Açaí" -, Jair Bolsonaro tem uma investigação aberta na Procuradoria-Geral da República.

Caso Fernando Haddad fosse o escolhido pelos brasileiros, o país continuaria a eleger um político a braços com a justiça. O candidato do PT tornou-se arguido num caso em que, alegadamente, houve irregularidades na construção de uma ciclovia em São Paulo.

Haddad também foi acusado de corrupção por ter recebido dinheiro da empreiteira UTC Engenharia S.A., mas o caso ainda está em segredo de justiça e não se sabe se é arguido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de