Parlamento discute Documentos do Panamá e paraísos fiscais

O debate foi pedido pelo Bloco de Esquerda. O recente caso dos Documentos do Panamá é o mote para discutir as consequências dos paraísos fiscais, em particular o offshore da Madeira.

O líder da bancada bloquista Pedro Filipe Soares defende que, ainda que a polémica dos Documentos do Panamá vá muito além de Portugal e seja de uma dimensão que não se compara aos problemas do offshore da Madeira, o país não deve alhear-se deste caso.

Pedro Filipe Soares lembra que o combate aos paraísos fiscais pode ser feito de várias maneiras

00:0000:00

Obrigar as entidades financeiras a registar todas as transferências para offshore é uma das medidas que será apresentada durante o debate desta quarta-feira, mas o Bloco de Esquerda deve avançar com propostas mais concretas.

Também o PCP promete insistir na questão do offshore da Madeira. Jerónimo de Sousa lembra que os comunistas sempre se opuseram a paraísos fiscais.

Jerónimo de Sousa defende que é preciso acabar com os benefícios fiscais do offshore da Madeira

00:0000:00

Sobre o caso dos Documentos do Panamá, Jerónimo de Sousa considera "estranha e incompleta" a investigação e questiona o porquê de neste caso não haver qualquer referência a fugas de capital norte-americano.

O secretário-geral do PCP diz, no entanto, que a investigação é a prova de que o problema da evasão fiscal é mesmo uma realidade.

O secretário-geral do PCP diz que a evasão fiscal "constitui o cano roto do capitalismo"

00:0000:00

O debate no Parlamento arranca às 15:00.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados