Tusk elogia Turquia no tratamento de refugiados

O presidente do Conselho Europeu afirmou que a Turquia "é o melhor exemplo" no que diz respeito ao tratamento de refugiados.

"Hoje, a Turquia é o melhor exemplo para o mundo sobre a forma como devem ser tratados os refugiados", declarou Tusk numa conferência de imprensa em Gaziantep, sudeste do país. Várias organizações não-governamentais, incluindo a Amnistia Internacional, indicam o contrário e dizem que a Turquia não pode ser considerada um país seguro para os refugiados.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do Conselho Europeu chegaram hoje ao início da tarde a Gaziantep, no sudeste da Turquia, para tentar aliviar a tensão em torno do acordo entre Ancara e a Europa sobre os migrantes.

Acompanhados pelo comissário europeu para a Migração, Frans Timmermans, Angela Merkel e Donald Tusk foram recebidos pelo primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, e visitaram sob fortes medidas de segurança o campo de refugiados em Nizip, próximo da fronteira com a Síria.

Na conferência de imprensa conjunta após a visita, Davutoglu defendeu que a isenção de vistos para os turcos, um compromisso que faz parte do acordo concluído com a União Europeia sobre migrantes, "é vital" para o seu país.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de