Uma maravilha da engenharia. Abre hoje o maior túnel do mundo

Demorou 17 anos a ser construído. Esta quarta-feira o túnel ferroviário de Gotthard, na Suíça, abre ao público. É o mais longo e mais profundo túnel do mundo.

São 57 quilómetros, a 2300 metros de profundidade. Mais de 130 anos depois da abertura do primeiro túnel ferroviário a atravessar os Alpes, Gotthard é inaugurado esta quarta-feira e vem permitir uma ligação muito mais rápida entre o norte e o sul da Europa.

A nova obra integra a principal linha ferroviária da Europa, que liga os portos de Roterdão (Holanda) e o norte de Génova (Itália).

Gotthard vai demorar 17 minutos a ser percorrido através de uma ligação de alta velocidade. A título de comparação, para fazer o túnel da Mancha, que tem 50 quilómetros, são necessários 35 minutos.

Considerado uma "maravilha da engenharia", este novo túnel tem uma carga simbólica importante. "É parte da identidade suíça", diz o diretor do Gabinete Federal de Transportes suíço, "para nós, conquistar os Alpes é o mesmo que explorar os oceanos para os alemães".

O túnel de Gotthard, o mais longo e mais profundo do mundo, demorou 17 anos a ser construído. Esta quarta-feira é inaugurado, dentro dos prazos e do orçamento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de