UNITA quer levar ao parlamento nomeação de Isabel dos Santos para a Sonangol

A posição do maior partido da oposição angolana foi anunciada hoje. Na semana passada, o partido tinha condenado esta nomeação.

A posição foi manifestada pelo vice-presidente do partido, Raul Danda, em conferência de imprensa, na qual a UNITA condena a nomeação pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, da sua filha para presidente do conselho de administração e administradora não executiva da Sonangol.

Segundo Raul Danda, a UNITA considera a indicação de Isabel dos Santos "um ato indecoroso e antipatriótico do Presidente da República".

Nesta intervenção, que decorreu praticamente à mesma hora em que a empresária angolana tomava posse, num outro local de Luanda, o dirigente da UNITA apelou aos angolanos para não aceitarem que "a sua República seja tratada com toda essa leviandade de alguém que confunde o país com a sua quinta pessoal".

"Assim, a UNITA expressa a sua máxima repulsa e condena, nos termos mais veementes, tal nomeação e exorta o Presidente da República a revogar essa decisão por ela constituir uma flagrante violação à Lei e à ética, para além de ser lesiva aos altos interesses da nação", referiu Raul Danda.

Para a UNITA, é difícil aos angolanos entenderem que "sendo mais de 24 milhões, o Presidente da República tenha repetidamente distribuído empreitadas milionárias a Isabel dos Santos, num país onde a grande maioria dos angolanos, que deveria ser igualmente protegida pela Constituição para também usufruir das mesmas oportunidades e riquezas do país, vive num estado de pobreza extrema".

O chefe de Estado angolano nomeou na sexta-feira, a empresária Isabel dos Santos, para as funções de presidente do conselho de administração e administradora não executiva da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol).

A empresária Isabel dos Santos tomou hoje posse como presidente do conselho de administração da petrolífera Sonangol, cargo para o qual foi nomeada na quinta-feira pelo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de