Portugal vai reforçar apoio aos portugueses na Venezuela

O secretário de Estado das Comunidades esteve de visita à Venezuela e anunciou o reforço da ajuda aos emigrantes nos consulados portugueses no país.

O Governo português vai reforçar, a partir do próximo ano, os meios humanos e tecnológicos nos consulados-gerais de Portugal na Venezuela, anunciou esta terça-feira, em Caracas, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

"Os meios humanos e também os meios tecnológicos têm que ser modernizados e adaptados às novas necessidades e isso foi um compromisso que ficou assumido", garantiu o governante.

José Luís Carneiro esteve numa visita de três dias à Venezuela, durante a qual se reuniu com portugueses em Maracaibo, Caracas, Los Anacos e Carrizal.

"É possível dar ainda uma outra eficácia ao trabalho dos serviços consulares, na sua articulação entre os consulados de carreira e os honorários", frisou.

O governante explicou que se reuniu "com todos os cônsules na Venezuela, com o objetivo de ser feito um levantamento rigoroso das pessoas, famílias ou instituições que têm necessidades, para aperfeiçoar e reforçar os meios de apoio àqueles que precisam.

"Foi possível demonstrar à comunidade que há um conjunto de apoios que estão a ser mobilizados para os portugueses que têm maiores dificuldades (...). São cerca de 3.500 pessoas que já estão a ser beneficiárias das políticas de apoio definidas ao longo do último ano", disse.

"A prioridade está concentrada no apoio às populações carenciadas e entre estes os idosos, as crianças e as mulheres, no apoio alimentar e no reforço das condições para o apoio alimentar, na disponibilidade do Ministério para apoiar financeiramente as instituições que queiram garantir apoio médico e de saúde, e também ao nível dos medicamentos que mais falta fazem", acrescentou.

Segundo José Luís Carneiro, foram ainda agilizadas políticas de apoio para a valorização da Língua portuguesa, que é uma ferramenta essencial para aqueles que estão a regressar a Portugal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de