- Comentar
Os vinhos biológicos estão na ordem do dia e a piscar o olho aos consumidores adeptos de novas tendências, de certo modo alternativas face aos padrões tradicionais.
Relacionados
Povoado galego abandonado há 30 anos é agora uma aldeia vegan onde não há televisão nem internet
Produzidos com uvas provenientes de vinhas cultivadas em modo biológico ou biodinâmico, com recurso a métodos mais sustentáveis e amigos do ambiente, com fermentação à base de leveduras naturais, estes vinhos sofrem apenas uma adição mínima de sulfuroso no engarrafamento.
Na recente Feira de Vinhos, Enchidos e Queijos das lojas Continente foi , entre as quatro centenas de vinhos de 120 produtores nacionais, a Contemporal, marca própria daquela cadeia, apresentou-se reforçada com novas referências: Biológico DOC Beira Interior branco e tinto -- com assinatura do enólogo Rui Roboredo Madeira, que também lançou o Vinha da Malcata Biológico Branco e Tinto.
Com a chancela da Quinta dos Castelares, produtor do Douro Superior, foi igualmente lançado o Fronteira Biológico, um expressivo DOC Douro.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Com rótulo de papel reciclado, impresso a tinta 100 por cento vegetal, os vinhos Contemporal Biológico foram produzidos com uvas das castas Jaen e Pinot Noir no caso do DOC Beira Interior tinto. Um vinho frutado, com aroma de frutos silvestres e notas de especiarias, muito fresco e persistente no final de boca.
Mais intenso e floral o aroma do DOC Beira Interior Branco, produzido com as castas Síria e Fonte Cal, tradicionais da região. Na boca, revela uma boa acidez.
Com aroma a fruta madura, típico das castas Jaen e Pinot Noir, o Vinha da Malcata Tinto é um vinho Biológico DOC Beira Interior Tinto que, na boca, revela taninos macios e tem um final persistente.
Com outra estrutura volume, o Fronteira é um vinho de guarda, ou seja, tem ainda margem para evoluir em garrafa. Produzido com uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, este Biológico DOC Douro Tinto revela aroma a fruta preta e compota.
Para além destes vinhos biológicos, foram ainda lançados os Contemporal Vegan Regional Alentejano Branco e Tinto, produzidos pela Herdade da Candeeira.
Um conjunto de novidades no capítulo dos vinhos biológicos e dos vegan, que neste caso são produzidos sem o recurso à incorporação de produtos enológicos de origem animal.