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A marca 80"S, que celebra uma década de marcante irreverência e diversidade em particular no domínio da música, assenta que nem uma luva ao mais novo e arrojado produto da, Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez: vinho verde em lata.
O rótulo das embalagens, bem conseguido em termos estéticos, evidencia leveza, descontração, festa, uma trilogia que apela a um público consumidor mais jovem.
A embalagem, que dispensa saca-rolhas e copos, é uma lata de alumínio, específica para vinhos, com 250 ml de capacidade, e que, segundo o produtor "dá garantias de manter toda a frescura e os aromas".
Em termos ambientais, a sustentabilidade é uma prioridade estratégica para a adega, que dá mais um passo nesse sentido, recorrendo à utilização do alumínio, o que proporciona ganhos em comparação com o vidro, ao nível da reciclagem e do transporte, dado o seu menor peso.
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A adega iniciou este projeto em outubro de 2019 para entrar na corrida do vinho em lata com argumentos diferenciadores: um produto certificado com Indicação Geográfica Minho e em duas versões, branco e rosé, ambas com baixo teor alcoólico.
O branco é produzido com base nas castas brancas da Região dos Vinhos Verdes - loureiro, trajadura e arinto - e revela aromas cítricos. É muito fresco, com alguma doçura.
O rosé, elaborado a partir das castas vinhão, borraçal e espadeiro, tradicionais daquela região, apresenta cor rosada muito clara e aromas de frutos vermelhos.
Ao longo de 2020, o departamento de enologia e inovação efetuou vários ensaios de enlatamento, com provas sensoriais e análises laboratoriais, tendo como objetivo perceber o comportamento do vinho neste tipo de embalagem.
"Procurámos escolher um perfil de vinho adequado ao público alvo, jovens urbanos das gerações millennial e Z", explicou José Oliveira, diretor geral e responsável de enologia.
Para Bruno Almeida, diretor de Marketing, Inovação & ID, "o vinho em lata é hoje um dos segmentos de mercado que mais cresce na indústria do vinho e algumas estimativas apontam para 70 por cento ao ano".
Espumante de vinhão e novos brancos
A criação de produtos mais arrojados, rompendo de algum modo com o classicismo de propostas consagradas, tem sido imagem de marca da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Para além da marcante irreverência consagrada no vinho em lata, destaque para o Espumante Tinto Bruto 2020, feito com 100 por cento da casta vinhão.
É um espumante de vinho verde, exuberante, ideal para acompanhar pratos mais substanciais, como feijoadas, sardinhadas ou cabidelas,
O ciclo de novidades da adega minhota compreende ainda três novas referências, ideais para os dias mais quentes que se aproximam e que apelam a refeições leves, saladas e marisco.
Para uma harmonização perfeita, a adega lançou o Grande Escolha Branco 2020, produzido a partir de um lote especial de diferentes castas brancas da região (85 por cento de loureiro e cinco por cento de alvarinho, trajadura e arinto); Loureiro Alvarinho Premium e Branco Seco (75 por cento de loureiro, e 12,5 por cento de trajadura e de arinto).
Denominador comum a este trio: a frescura, aromas florais, mineralidade e o equilíbrio, a par de um ligeiro gás.
Exportação é chave do sucesso
O leque vasto e diversificados de novas referências, com base na inovação e modernidade, tem permitido acentuado crescimento no domínio da exportação: o mercado externo - 32 países, entre eles, Brasil, Rússia, Estados Unidos, México, Ucrânia e Cazaquistão - foi responsável por 75 por cento da faturação, o que significou um aumento da ordem dos 20 por cento em termos de vendas, no primeiro trimestre de 2021,
A trajetória de sucesso começou a desenhar-se em 2015 para atingir em 2020 um crescimento de 110 por cento em termos de volume de negócios, ou seja, um valor muito próximo dos seis milhões de euros.