O ciclo de "Cinema na Vinha", promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) está de regresso este verão.
Corpo do artigo
É um êxito consolidado em várias edições de uma iniciativa que harmoniza, ao ar livre, a Sétima Arte com vinho verde.
O ciclo Cinema na Vinha tem início no dia 6 de julho e prolonga-se até setembro, período em que vão ser exibidos duas dezenas de filmes em diferentes quintas da Região e na Casa do Vinho Verde, no Porto.
O programa, para além da sessão cinematográfica, inclui prova de vinhos e de outras atividades complementares.
O tema da edição deste ano, com curadoria de Paulo Cunha e de Tiago Fernandes, é "O Terroir", que transpõe da vitivinicultura para a tela o conceito focado num tipo de cinema centrado num território particular, com traços distintivos, e que reproduz imagens e sons singulares que servem como matéria-prima para obras únicas.
A programação deste ciclo de cinema assenta numa viagem que tem início no Japão e termina no Brasil, abordando várias latitudes e culturas sui generis, que merecem ser observadas e escutadas com a maior atenção. Tudo acompanhado por um copo de vinho verde.
A adesão do público, quer na cidade do Porto, quer na Região dos Vinhos Veerdes, justificou este ano o reforço da programação,
«com uma aposta num formato descontraído, que permite visitar o palacete Sousa Monteiro e usufruir dos jardins, ao mesmo tempo que podem ser provados os vinhos da Região, sorvetes criados a partir de castas icónicas e outros produtos que harmonizam na perfeição», justifica Dora Simões, presidente da CVRVV.
O âmbito do ciclo é mais alargado, uma vez que «nas quintas, a hospitalidade dos produtores e a crescente oferta de enoturismo que se vai afirmando por toda a Região garantem programas exclusivos em diferentes locais, celebrando sempre o Vinho Verde», sublinha a presidente da CVRVV.
Visitas guiadas e sorvetes
Na "Casa mais bonita do Porto", no n.º 318 da rua da Restauração, é só estender a manta na relva e desfrutar da soberba panorâmica do rio Douro.
A partir das 20.15 horas, as portas abrem-se a quem queira conhecer o antigo Palacete Silva Monteiro com uma visita guiada, ao longo da qual é feito o enquadramento histórico e reveladas curiosidades sobre os pormenores arquitetónicos do edifício icónico do Porto oitocentista.
Nos jardins, há provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis, desde os mais leves e frescos aos mais intensos, estruturados e de guarda.
Nas noites quentes, os sorvetes de Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso apresentam os aromas e sabores daquelas castas da Região, num formato fresco criado pelo chefe António Vieira.
As sessões têm início pelas 21.30 horas, são limitadas a um máximo de 50 pessoas e carecem de inscrição obrigatória com um
custo de 10 euros por pessoa, que inclui a visita guiada ao palacete; as provas de Vinhos Verdes e a sessão de cinema.
Nove quintas e adegas no roteiro
De norte a sul da Região dos Vinhos Verdes um total e nove adegas e quintas tem programadas as sessões de cinema em plena vinha.
Assistir ao ar livre à projeção de um filme é um bom pretexto para agradáveis momentos nas noites quentes, refrescadas com um copo de Vinho Verde.
No roteiro do Cinema da Vinha figuram a Adega Cooperativa de Felgueiras; Adega Cooperativa de Ponte de Lima; Casa da Tojeira; Monverde Wine Experience Hotel; Quinta da Aveleda; Quinta de Lourosa; Quinta de Santa Cristina; Quinta da Raza e Quintas de Melgaço.
Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.