Barrica esquecida origina vinho de coleção

Um vinho, produzido em Trás-os-Montes com uvas de uma micro parcela, ficou esquecido numa barrica de 500 litros. Anos mais tarde, o achado deu origem a um vinho de coleção e de edição limitada: o Palácio dos Távoras Gold Edition Branco 2019.

A Costa Boal Family Estates, uma empresa familiar transmontana, aposta na produção de vinhos em quantidades limitadas, gerando muito procura por parte de investidores e colecionadores.

As uvas, provenientes de parcelas de vinhas velhas localizadas em Mirandela e em Sendim, dão origem às referências da gama Palácio dos Távoras.

O caso singular da barrica de 500 litros, que ficou esquecida e acabou por estar na base do Gold Edition Branco 2019 daquela gama, define a filosofia da empresa dirigida por António Boal, herdeiro de uma família de produtores estabelecidos no Douro há século e meio.

O investimento em vinhas, na adega em Cabêda (Alijó) e num armazém deu os frutos iniciais em 2011, ano em que os primeiros vinhos foram colocados no mercado.

A Costa Boal possui hoje seis quintas, localizadas nos concelhos de Foz Côa, Alijó, Murça, Mirandela e Estremoz e mantém em produção algumas vinhas mais pequenas. Neste núcleo está integrada uma vinha histórica centenária nas arribas do Douro, em Miranda do Douro.

Palácio dos Távoras no topo

«Foram as vinhas velhas da Costa Boal que me convenceram a aceitar liderar a equipa de enologia do projeto e continuo a ser surpreendido a cada lançamento», refere o enólogo Paulo Nunes.

«Descobri e produzir o Palácio dos Távoras Gold Edition foi como encontrar um tesouro», confessou o enólogo.

A Costa Boal Family Estates lançou na gama Palácio dos Távoras, para além da referida edição limitada - 666 garrafas a 95 euros a unidade - do Gold Edition Branco 2019, as referências da gama Palácio dos Távoras designadas Gold Edition Tinto 2019 (1150 garrafas com o valor unitário de 80 euros); (3333 garrafas); Branco Vinhas Velhas 2021 (2666 garrafas); Tinto Vinhas Velhas 2019 (3000 garrafas); Alicante Bouschet 2019 (2000 garrafas) e Tinta Gorda 2021 (3333 garrafas) e Palácio dos Távoras (3333 garrafas).

Uma gama que, tal como o inspirador e magnífico Paço setecentista da família Távora e que hoje alberga a Câmara Municipal, expressa com nobreza as características únicas do "terroir" de Trás-os-Montes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de