Coleção histórica da Taylor's aumentada com nova edição

O lançamento da 3.ª edição da Taylor"s Historical Collection, uma série limitada de garrafas, concebida como forma de tributo à longa e muito rica história do vinho do Porto, reflete o sucesso alcançado pela iniciativa lançada em 2017 para celebrar o 325.º aniversário da empresa.

A evolução das garrafas de Vinho do Porto desde o século XVIII, período em que o vidro ganhava forma de uma cebola graças ao sopro à mão, até aos dias de hoje, reflete de algum modo as exigências dos consumidores.

As primeiras garrafas não podiam ser deitadas, o que colocava desde logo problemas quanto ao envelhecimento dos vinhos; todavia, eram muito utilizadas para transportar o vinho da pipa do comerciante para a mesa do consumidor. O preço era elevado, condicionante que obrigava à sua reutilização e à aposição das iniciais do nome do proprietário ou, regra geral, o brasão da casa.

Mais tarde, as garrafas ganharam outra forma: mais altas e cilíndricas, com gargalo longo. Tal evolução deu-se por volta de 1750, ano em que a garrafa "maço", com os lados afilados em direção ao ombro, em vez de completamente paralelos, ganhou a forma que inspirou a 3.ª edição desta série, tornando-se a antecessora da atual.

A segunda edição, lançada em 2019, foi inspirada numa histórica garrafa inglesa, de forma oval e estreita, sendo frequentemente descrita como "castanha achatada", tenho sido muito utilizada entre 1715 e 1740.

A garrafa da 3.ª edição histórica, disponível numa embalagem contemporânea, tem gravado o histórico símbolo 4XX, que aparece na primeira garrafa conhecida com uma marca comercial e passou a ser usado

após 1692, ano da fundação da empresa, que continua a destacar-se pela inovação.

O diretor geral da Taylor"s, Adrian Bridge, refere que «as embalagens colecionáveis e exclusivas, estão desenhadas para atrair novos e atuais consumidores e também colecionadores de vinho do Porto» e sublinha «a elegância e o cunho histórico» do conjunto.

O vinho é um Tawny envelhecido em velhos cascos de carvalho. Apresenta cor castanho-avermelhada profunda, é harmonioso e equilibrado, macio e redondo na boca, com um final muito longo e distinto,

O enólogo David Guimaraens refere que «este lote foi cuidadosamente selecionado e lotado para esta edição limitada».

Este Tawny, que reflete o estilo único da Taylor"s, é ideal para um final de refeição, acompanhado com nozes ou amêndoas torrada, ou para saborear com chocolate preto ou frutos silvestres.

O novo Taylor"s Historical Collection tem um preço recomendado de 34, 50 euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de