- Comentar
A evolução das garrafas de Vinho do Porto desde o século XVIII, período em que o vidro ganhava forma de uma cebola graças ao sopro à mão, até aos dias de hoje, reflete de algum modo as exigências dos consumidores.
As primeiras garrafas não podiam ser deitadas, o que colocava desde logo problemas quanto ao envelhecimento dos vinhos; todavia, eram muito utilizadas para transportar o vinho da pipa do comerciante para a mesa do consumidor. O preço era elevado, condicionante que obrigava à sua reutilização e à aposição das iniciais do nome do proprietário ou, regra geral, o brasão da casa.
Mais tarde, as garrafas ganharam outra forma: mais altas e cilíndricas, com gargalo longo. Tal evolução deu-se por volta de 1750, ano em que a garrafa "maço", com os lados afilados em direção ao ombro, em vez de completamente paralelos, ganhou a forma que inspirou a 3.ª edição desta série, tornando-se a antecessora da atual.
A segunda edição, lançada em 2019, foi inspirada numa histórica garrafa inglesa, de forma oval e estreita, sendo frequentemente descrita como "castanha achatada", tenho sido muito utilizada entre 1715 e 1740.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A garrafa da 3.ª edição histórica, disponível numa embalagem contemporânea, tem gravado o histórico símbolo 4XX, que aparece na primeira garrafa conhecida com uma marca comercial e passou a ser usado
após 1692, ano da fundação da empresa, que continua a destacar-se pela inovação.
O diretor geral da Taylor"s, Adrian Bridge, refere que «as embalagens colecionáveis e exclusivas, estão desenhadas para atrair novos e atuais consumidores e também colecionadores de vinho do Porto» e sublinha «a elegância e o cunho histórico» do conjunto.
O vinho é um Tawny envelhecido em velhos cascos de carvalho. Apresenta cor castanho-avermelhada profunda, é harmonioso e equilibrado, macio e redondo na boca, com um final muito longo e distinto,
O enólogo David Guimaraens refere que «este lote foi cuidadosamente selecionado e lotado para esta edição limitada».
Este Tawny, que reflete o estilo único da Taylor"s, é ideal para um final de refeição, acompanhado com nozes ou amêndoas torrada, ou para saborear com chocolate preto ou frutos silvestres.
O novo Taylor"s Historical Collection tem um preço recomendado de 34, 50 euros.