Conde de Vimioso topo de gama enobrece Vinha do Convento

Uma vinha de características únicas, plantada em território onde impera o calhau rolado, um legado deixado pelo rio Tejo, que por ali passou há 400 mil anos, dá origem a vinhos premium da Falua. O Conde Vimioso Vinha do Convento Branco 2019, com a assinatura da enóloga Antonina Barbosa, alarga aquele segmento da marca.

Uma vinha de caraterísticas únicas, plantada em território onde impera o calhau rolado, um legado deixado pelo rio Tejo, que por ali passou há 400 mil anos, dá origem a vinhos premium da Falua. O Conde Vimioso Vinha do Convento Branco 2019, com a assinatura da enóloga Antonina Barbosa, alarga aquele segmento da marca.

O segmento dos vinhos brancos de grande qualidade tem um reforço de peso, com o lançamento do Conde de Vimioso Vinha do Convento Branco 2019, uma nova referência topo de gama da Falua, limitada a uma edição de apenas 1 237 garrafas numeradas, com o preço unitário de 87 euros.

O caráter (quase) exclusivo deste branco 100 por cento Arinto, apresentado um ano volvido sobre o lançamento do emblemático Conde Vimioso Vinha do Convento Tinto 2017, é justificado pelo facto de ser engarrafado apenas em anos verdadeiramente excecionais: após maturação pelicular de seis a sete horas, seguida de prensagem e maceração durante oito dias a cinco graus de temperatura, antes da fermentação alcoólica, tendo sido utilizadas leveduras indígenas.

Seguiu-se estágio de um ano em barricas novas de 500 litros de carvalho francês. Após esse período, ficou mais um ano sobre as borras e depois mais 15 meses em garrafa.

Esta nova experiência com um dos reserva da Falua resultou num vinho com aroma intenso e muito elegante, em que predominam as notas cítricas.

Complexo e bem estruturado, com uma acidez marcante, que lhe confere enorme frescura, o Conde Vimioso Vinha do Convento Branco 2019 é um vinho com um final de boca persistente, em que a mineralidade está bem presente e que revela igualmente assinalável potencial de envelhecimento.

A tradição de excelentes vinhos brancos produzidos com base na icónica vinha de calhau rolado é, sem dúvida, excelente base para obter produtos de grande qualidade, de que é exemplo marcante o Reserva Branco 2015 (a 1.ª edição está esgotada no mercado) e que teve continuidade em 2017 e nos dois anos seguintes, em que a qualidade foi maior.

Com 100 por cento de estágio em barrica, trata-se de um 100 por cento Arinto, casta que garante mais estrutura e grande acidez dadas as características peculiares da Vinha do Convento.

Espumante Brut Nature e Sommelier Edition

A Falua atravessa fase de grande dinamismo e pragmatismo em termos comerciais. Presente nas regiões do Tejo e dos Vinhos Verdes, mercê da aquisição de uma adega e da emblemática Quinta Barão do Hospital, em Monção, poderá em breve estender a sua ação ao Douro e prosseguir a política de investimentos que se traduzam na produção de vinhos de grande qualidade.

Entretanto, lançou o Espumante Brut Nature 2019, produzido com 50 por cento de Touriga Nacional e 50 por cento de Chardonnay, segundo o metido tradicional.

Um clássico sem adição de açúcar e que dá continuidade às edições de 2007, 2009 e 2012.

Mais recente é o conceito que deu origem aos vinhos Conde de Vimioso Sommelir Edition,

Criado em 2015, o primeiro vinho tinto da marca destinado ao mercado polaco foi produzido a partir de dois lotes em prova cega por parte de sommeliers.

A Falua voltou a reunir um grupo aqueles especialistas - Francisco de Oliveira (JncQuoi Avenida, Lisboa), Marc Pinto (Fifty Seconds, Lisboa), Pedro Ramos (Alma, Lisboa), Joana Reis (Hotel & Restaurante Avenida, Lagos) e Duarte Gabriel (Esplanada Antiga Marisqueira, Matosinhos) - para uma prova cega de quatro lotes produzidos com castas próprias da região do Tejo e que são trabalhadas pela empresa.

Objetivo: eleger o lote final, em articulação com a enóloga Antonina Barbosa, para produção do Sommelier Edition Branco 2020 com as castas Arinto, Verdelho e Fernão Pires.

Após um ano de fermentação em barricas usadas, o resultado foi um vinho que apresenta boa estrutura e uma parte aromático muito interessante, a par de uma frescura e acidez, que garante maior longevidade,

A chegar ao mercado está igualmente o novo Conde Vimioso Sommeler Edition Rosé 2020, que amplia uma gama muito versátil e exclusiva do canal Horeca, «desenhada para refletir vinhos altamente gastronómicos, com um potencial de harmonização que é valorizado pelo contributo de sommeliers profissionais e reconhecidos como sendo os melhores», destaca Antonina Barbosa, enóloga e diretora-geral da Falua.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de