- Comentar
A paixão pelo Douro levou uma empresa familiar de Barcelos a aventurar-se no mundo dos vinhos como forma de colocar no mapa a região, quase esquecida, da Foz do Tua e de promover produtos de qualidade, afirmando-se como o primeiro produtor a comercializar Vinho do Porto no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Tantas vezes o cântaro vai à fonte ... O adágio bem pode aplicar-se ao projeto Foz Tua, que nasceu no concelho de Carrazeda de Ansiães pela mão de entusiastas membros de uma família oriunda de Barcelos: após sucessivas visitas à região, onde o Tua abraça o Douro, decidiram investir na produção de vinhos.
A localização da vinha, na sub-região de Cima Corgo, e de onde se desfruta magnífica panorâmica sobre o rio Douro, acabou por ser fator decisivo na escolha feita.
Na adega, situada a dois passos de estação ferroviária, de onde já não partem, nem chegam os comboios da arrebatadora linha do Tua, hoje amputada dos quilómetros iniciais e com a reabertura adiada, sucessivamente, são produzidos vinhos com um caráter especial, nascidos de um sonho concretizado através de uma aposta forte na mais antiga região demarcada do mundo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
As referências Costureiro, Foz Tua ou Dou Tua constam de um portefólio enriquecido, em 2021, com duas novidades premium no capítulo de Vinho do Porto: um Tawny e um Branco (White) com mais de 40 anos, ambos com edição limitada de 1200 garrafas.
Na gama, destaca-se o Foz Tua Tinto, um DOC Douro produzido a partir das uvas de uma vinha velha e das castas autóctones mais tradicionais da região: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.
É um tinto que resultou de pisa em lagar, fermentou em cubas de inox e estagiou em barricas novas de carvalho francês.
Muito concentrado e com taninos bem acentuados, tem um final longo e persistente.
Expressão do "terroir" onde se localiza a vinha, o Dou Tua Tinto apresenta uma cor intensa vermelho-púrpura. Com aromas a fruta vermelha madura, é um vinho equilibrado, denotando frescura e complexidade, com bom potencial de guarda.
Duas castas da região - Rabigato e Viosinho - são a base do Dou Tua Branco, de cor amarelo límpido.
No nariz, apresenta notas de fruta cítrica, e na boca revela frescura e mineralidade.
Costureiro é o topo de gama
Do portefólio de vinhos constam, também, edições limitadas, marcadas por maior exclusividade.
É o caso do Costureiro, com edição numerada e produzido apenas em anos e condições de produção excecionais.
É o topo de gama da marca e revela uma bem conseguida harmonia entre a Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Produzido com uvas de uma vinha com 40 anos, Com aroma concentrado de frutos silvestres e notas de café, revela taninos
firmes, mas suaves. e um final longo. Harmoniza na perfeição com queijos curados, enchidos, pratos de caça e de carnes vermelhas e revela um apreciável potencial de guarda.
Aposta na biodiversidade
A produção com base em pequenos lotes e com uma filosofia de intervenção mínima, desde a vinha até à adega, permite à Foz Tua assegurar a desejada qualidade da matéria-prima.
Para atingir esse objetivo, a tecnologia mais avançada e a inovação associam-se aos métodos tradicionais de produção.
As vinhas são geridas de acordo com uma certificação rigorosa, como forma de garantir a sustentabilidade ambiental e a produção de vinhos de qualidade, com características distintas.
Para além dos dois hectares de vinha, localizadas entre os 185 e os 270 metros, a empresa investiu em 1,5 hectares de olival, bem como noutras pequenas produções de fruticultura para "garantir a harmonia e a biodiversidade do terror, explorando o melhor que a terra nos pode oferecer".