Gastronomia dos Açores em Lisboa

A gastronomia dos Açores, elaborada à base de produtos de grande qualidade, e os vinhos do Pico, podem ser apreciados, em Lisboa, entre os dias 16 e 20 de março, graças a uma parceria exclusiva.

A Marca Açores e o restaurante Tacho do Pescador estabeleceram uma parceria para divulgação da gastronomia açoriana no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o mais importante certame do setor em termos nacionais, que preenche os pavilhões da FIL.

Criada em 2015, a Marca Açores certifica estabelecimentos, serviços e produtos oriundos de uma Região que se pauta por uma exímia gestão dos seus recursos endógenos, permitindo que tradição e modernidade se conjuguem de forma harmoniosa e "certificada pela natureza".

À mesa também se pode conhecer parte da identidade de uma região, razão pela qual o Tacho do Pescador será a mesa principal do certame, funcionando ao almoço e jantar, ou até mesmo fora de horas, já que a cozinha estará aberta das 12h00 às 23h00.

É aconselhável fazer reserva.

Polvo e arroz de morcela na ementa

A colaboração a quatro mãos, entre o chefe residente João Reis, mestre na arte da tradicional comida de tacho e em particular na utilização do arroz como ingrediente base, e o chefe Pedro Oliveira, da Escola de Formação Turística dos Açores, tutelada pela Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA) permitiu elaborar uma ementa especial: manteiga fresca da Ilha das Flores e queijo fresco com pimenta da terra, como entradas. Pratos principais: polvo guisado à moda dos Açores e bife do lombo com arroz de morcela.

Para terminar, há ananás dos Açores com iogurte grego e tábua de queijos dos Açores.

Prova de vinhos do Pico

No dia 18 de março (6.ª feira), pelas 18h30, decorrerá com a chancela da Marca Açores, no Tacho do Pescador, uma prova de vinhos, com a presença de produtores da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

Os referidos chefes apresentarão as melhores sugestões para harmonização perfeita com os vinhos brancos do Pico.

Em paralelo, haverá a atuação musical da artista açoriana Beatriz Noronha.

O espaço com uma área de 800 m2, idealizado pela Associação de Turismo dos Açores (ATA), é no Pavilhão 1 da FIL e nele estão representados os 19 municípios da Região Autónoma.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de