- Comentar
Há um quarto de século que a Ravasqueira produz vinhos de qualidade superior, graças a um microclima gerador de condições ímpares para as vinhas plantadas na propriedade, com uma área de 3 000 hectares, localizada nos arredores da vila alentejana de Arraiolos.
A intenção de José Manuel de Mello foi desde sempre a produção de grandes vinhos na propriedade que está nas mãos da família desde 1943
O lançamento de três novos vinhos, entretanto já no mercado, reafirma a paixão da família, embora sem evidenciar em termos mediáticos o que fazia de melhor neste domínio. Nessa linha, surge a gama Heritage, uma forma de homenagear o patriarca da família com vinhos de topo, com elevado potencial de guarda e, ao mesmo tempo, marcar presença forte e distintiva, entre os melhores.
A qualidade do Alentejo e da região de Arraiolos em particular permite produzir vinhos sui generis com assinatura de David Baverstock, o enólogo que deixou para trás três décadas de carreira noutro produtor alentejano para abraçar, de alma e coração, um projeto apontado ao futuro.
É um desafio enorme para tirar o máximo partido das uvas de 28 parcelas diferentes de vinha com vários tipos de castas e produzir vinhos de perfil moderno respeitando as técnicas tradicionais.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O australiano, há muito radicado em Portugal, confessa que encontrou o perfil ideal para posicionar os vinhos ainda mais como produto de qualidade, de referência, como marca forte no mercado.
O Heritage Branco 2019 produzido com Arinto, Alvarinho e Viognier revelou uma acidez bem presente, sobressaindo a complexidade, a estrutura e o potencial de guarda.
Esta foi a 4.ª colheita - 2013, 2104 e 2015 foram as anteriores - de um branco muito gastronómico, ideal para acompanhar o primeiro ato -- atum e iogurte; foie gras e linguado com couve-flor, percebes e óleo de cebolinho -- no restaurante gastronómico The Yeatman.
O Heritage Rosé 2021, 100% Touriga Nacional, revelou boa estrutura. Um vinho seco e gastronómico que harmonizou na perfeição com lavagante azul, raviólis de enguia, folhas de campo e aipo.
Dois tintos - Heritage 2012 - o 2.º de sempre - e Heritage 2017 acompanharam na plenitude a perdiz selvagem com cogumelos e trufa preta.
O MR Premium, com 11 anos, deixou perceber a idade, mas revelou garra, frescura e elegância, com taninos presentes e notas de pinhão, cedro, alfarroba.
O mais recente - 2017 - igualmente 4.ª colheita, após 2007, 2012 e 2014 - foi produzido com Touriga Franca, Syrah, Alicante Boushet e Aragonês. Estagiou três anos em barricas novas e outro tanto em garrafa e revelou notas herbáceas, vegetais.
Dois vinhos especiais, com assinatura de autor e perfil bem vincado, e que permitem alimentar o sonho de lançar um grande tinto, verdadeiramente especial, em 2025, com a chancela Ravasqueira.