Gala internacional distinguiu os melhores do enoturismo

Júri internacional vai selecionar o melhor projeto de enoturismo de entre os vencedores das categorias premiadas.

Os vencedores dos prémios Best Of Wine Tourism 2020, iniciativa que tem por objetivo distinguir os projetos/serviços de enoturismo que se destaquem pela excelência e inovação, foram conhecidos no decorrer de uma cerimónia que decorreu no hotel Monverde, em Amarante.

A gala de entrega de prémios contou com a presença de representantes das várias cidades-membro da (Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network) e de representantes de várias instituições do setor do vinho e do turismo.

Este concurso é promovido, anualmente, pelas cidades-membro daquela estrutura internacional: Adelaide (Austrália), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Lausanne (Suíça), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco (EUA), Valparaíso (Chile) e Verona (Itália).

A cidade Invicta é membro fundador e representa, nesta rede internacional, as regiões vitivinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes, cabendo à Associação de Turismo do Porto desenvolver todas as ações relacionadas com o projeto. O Município do Porto é representado pelo vereador Ricardo Valente, com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio,

A Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos é uma organização formada por cidades reconhecidas mundialmente pelos seus vinhos e regiões vinícolas e tem por objetivo, nomeadamente, promover o enoturismo nessas regiões, encorajando o desenvolvimento económico, académico e cultural na sua comunidade, através de intercâmbios e projetos conjuntos.

Os projetos a concurso foram avaliados em várias categorias, com base em critérios como a qualidade dos serviços e instalações, inovação e originalidade da oferta, bem como o impacto no desenvolvimento do enoturismo e da região.

A segunda frase desta competição realiza-se no início do próximo mês de novembro, durante a Assembleia Geral Anual da rede, que decorrerá na cidade francesa de Bordéus.

O júri internacional, composto por representantes de todos os membros Great Wine Capitals, selecionará o melhor projeto de enoturismo de entre os vencedores das referidas categorias para distinguir o vencedor global.

Os premiados (Categoria - Premiado)

Alojamento - Quinta do Vallado Wine Hotel

Arquitetura e Paisagem - Quinta da Pacheca

Arte e Cultura - Caves Santa Marta (Arte) e Museu & Enoteca 17.56 (Cultura)

Experiências Inovadoras em Enoturismo - Quinta da Avessada

Práticas Sustentáveis em Enoturismo - Six Senses Douro Valley

Restaurantes Vínicos - The Yeatman

Serviços de Enoturismo - Bago D"Uva 360º

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de