Ouvir e ver o mar saboreando amêijoas

As fajãs são locais de deslumbrante beleza, em particular na ilha açoriana de São Jorge. Na costa norte, há um restaurante onde as amêijoas são uma especialidade da casa que colocou a Fajã do Ouvidor na rota dos apreciadores daqueles bivalves e do peixe fresco.

Ouvidor, do latim, auditor, auditoris, é aquele que ouve.

Na ilha açoriana de S. Jorge, onde existe o maior número de fajãs - faixas de terreno junto ao mar, formadas por lava e materiais caídos das arribas - há uma conhecida pelo nome de Ouvidor.

Valério Lopes de Azevedo, ouvidor do capitão do Donatário, foi um dos proprietários mais abastados da povoação e acabou por dar nome à fajã situada na freguesia Norte Grande.

Na costa setentrional da ilha, rodeada de falésias com 400 metros de altura, a Fajã do Ouvidor também é conhecida por Fajã do Porto, pelas condições naturais e equipamentos para servir de ancoradouro às embarcações de pesca.

O percurso até à Fajã é encantador, através de uma estrada que mais parece uma serpentina. Em pano de fundo, o mar, onde apetece mergulhar. Algo possível nas piscinas naturais que constituem uma atração da localidade onde se ergue a igreja de Nossa Sr.ª das Dores, construída em 1903.

Sobranceiro ao porto, o restaurante Amílcar é local ideal para desfrutar magnífica panorâmica e saborear o melhor que o mar dos Açores oferece.

Construção incaracterística; com uma sala interior e um espaço envidraçado, de onde a vista do mar e das arribas é simplesmente fantástica.

Tudo é simples e prático, sem qualquer luxo, nesta casa de características populares.

A base da lista é o peixe fresco, muito dele acabado de pescar. Mas, para começar, nada da melhor que as famosas amêijoas da lagoa de águas cristalinas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo. São únicas pelo tamanho.

Em alternativa, outro introito aconselhável: lapas grelhadas. Neste capítulo, também figura a morcela como poderosa alternativa.

Na lista figuram espetada de marisco, bodião, atum, garoupa, rodovalho e veja. Peixe fresco para grelhar ou fritar, mas há naco de carne de boa qualidade como alternativa à supremacia piscícola patente na lista.

Sobremesas algo banais. Garrafeira suficiente. Serviço esforçado neste restaurante despretensioso onde saborear amêijoas a contemplar o mar tem um sabor especial.

Amílcar, na Fajã do Ouvidor, em S. Jorge, Açores.

Localização: Norte Grande (Velas), S. Jorge

Telef.: 295 417 448

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de