- Comentar
Trata-se de um livro de receitas enquadrado num amplo conjunto de ações de promoção e divulgação do concelho como território de excelente gastronomia de mar.
A retoma da economia local através do turismo e de consolidação de Esposende no mapa dos roteiros gastronómicos de Portugal foi outro dos objetivos do lançamento desta obra, inserida na 3.ª edição da iniciativa "Esposende, o Robalo Está Aqui", que registou a adesão de 35 restaurantes do concelho.
Em junho, as Festas Juninas voltam a colocar Esposende no radar dos gastrónomos. Mais informações em : orobalo.visitesposende.com
Para fazer crescer água na boca, "O Receituário do Robalo Está Aqui" apresenta 40 receitas, com o contributo de algumas unidades de restauração locais.
O chefe Emídio Concha de Almeida, da Escola Profissional de Esposende e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), apresenta várias receitas, em especial, filete de robalo com ouriços do ar; robalo escalfado com batata gratinada; cataplana de robalo com ameijoa macha; filete de robalo em amêndoa com puré de couve-flor e arroz de camarão e filete de robalo aromatizado com citronel.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O lançamento do livro, integrado na programação do Dia Nacional da Gastronomia, foi complementado com um momento
gastronómico: a confeção de um prato de robalo da responsabilidade do IPCA, harmonizado com os vinhos da Quinta de Góios.
A inauguração, no Centro de Informação Turística de Esposende, da exposição "Francisco Sampaio - Bibliografia e Iconografia", uma mostra alusiva ao antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), falecido em dezembro de 2021, e que em vida foi incansável defensor e promotor do património etnográfico minhoto. Apelidado de "Senhor Turismo", fora homenageado, em 2014, pelo município de Esposende. A curadoria da exposição, patente até dia 20 de junho, é de Paulo Sá Machado.