Os melhores do vinho e da gastronomia distinguidos na Alfândega do Porto

O vencedor da categoria Produtor foi a Quinta da Boavista.

Os Melhores do Ano 2019 no vinho e na gastronomia foram distinguidos, na Alfândega do Porto, na 23.ª gala da Revista de Vinhos, publicação que celebrou três décadas de existência.

Em noite de festa, que contou com a presença de mais de nove centenas de convidados, Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes há quase 20 anos, foi distinguido como a Personalidade do Ano no Vinho ;

Rui Paula, o chefe de cozinha que alcançou, recentemente, a segunda estrela Michelin no restaurante da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira (Matosinhos), considerado Personalidade do Ano na Gastronomia.

António Alves, português emigrado no Brasil desde a década de 40 do século passado, responsável pela rede de postos de combustível Graal e pela cadeia de restaurantes Rancho (incluindo o famoso Rancho 53, em São Paulo), mereceu o prémio Personalidade do Ano no Brasil.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Homenagem foi atribuído e desta vez, a três senhoras do mundo do vinho, que subiram ao palco para um merecido reconhecimento: Jancis Robinson (Master of Wine britânica, conselheira de vinhos da Casa Real, jornalista, crítica de vinhos e autora de publicações de referência); Clara Roque do Vale (que liderou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana durante 13 anos) e Leonor Freitas (líder da Casa Ermelinda Freitas, que transformou o projeto familiar numa das mais importantes empresas produtoras da região da Península de Setúbal).

Um dos vinhos do Porto que obteve a classificação máxima (nota 20) pelo painel de provadores da publicação organizadora do evento -- Niepoort Porto Vintage 2017 -- foi considerado o Vinho do Ano 2019.

Outras distinções

Produtor: Quinta da Boavista/Douro

Produtor de Vinhos Fortificados: grupo Fladgate Partnership (Taylor"s, Fonseca, Croft e Krohn)

Produtor revelação: Pedro Frey

Marca: Soalheiro

Empresa: Gran Cruz

Enólogo: Paulo Nunes

Enólogo Revelação: Márcio Lopes

Sommelier: Carlos Simões

Loja/Garrafeira: Apolónia

Distribuidor: Vinalda

Inovação/Investigação: Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

Enoturismo: Herdade da Malhadinha Nova/Baixo Alentejo

Restaurante Gastronómico: Egoísta/Póvoa de Varzim

Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos: Os Lusíadas/Matosinhos

Chef de Cozinha: Diogo Rocha /Mesa de Lemos (Passos de Silgueiros/Viseu)

Chefe Revelação: Carlos Afonso/O Frade (Lisboa)

Produtor Artesanal: Pine Flavour

Destino Gastronómico: Lisboa

Prémio Excelência para 30 referências

No decorrer da cerimónia, foi ainda atribuido o Prémio Excelência a 30 vinhos portugueses, que convenceram o painel de provadores, e anunciados os novos projetos do grupo Essência do Vinho, que adquiriu a revista brasileira Gula.

Para breve, está a estreia da terceira temporada, inteiramente (sete episódios) dedicada a Portugal do programa de televisão The Wine Show, uma coprodução da Revista de Vinhos e da Infinity Freeative Media.

Entretanto, uma parceria estabelecida entre a Revista de Vinhos e a TAP pretende levar mais alto e mais longe os vinhos portugueses.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de