Pastel Brigantino é o bolo de Bragança

Mel, castanha e azeite são os ingredientes principais do pastel Brigantino, doravante representativo da cidade de Bragança no reino da doçaria.

O desafio, lançado pelo município de Bragança aos pasteleiros da cidade no sentido de criarem um bolo utilizando produtos da região, foi bem acolhido e o objetivo da autarquia, responsável pela conceção e dinamização do projeto, alcançado com êxito.

Responderam ao desafio nada menos de dez pasteleiros, que apresentaram 13 bolos a concurso.

A avaliação foi feita em prova cega, que contou com a participação do chef António (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e do gastrónomo Virgílio Gomes. O júri escolheu o bolo da pastelaria D. Dinis, estabelecimento que partilhou e cedeu a receita aos outros participantes.

Na composição do pastel, ao qual foi dado o nome de Brigantino, foram utilizados produtos com baixo teor de gorduras saturadas e elevado valor nutricional: mel biológico do Parque Natural de Montesinho, azeite transmontano e farinha de castanha, de amêndoa e de trigo.

O pastel Brigantino, muito saboroso, com boa textura de sabores, afirma-se como o bolo identitário de Bragança, cidade com rico património monumental e um destino gastronómico de eleição.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de