Peugeot 308 eleito Carro do Ano em Portugal

Nesta edição foram avaliados 34 automóveis por 20 jornalistas, em representação dos principais órgãos de comunicação social, entre eles a TSF.

O Peugeot 308 foi eleito Carro do Ano 2022 em Portugal e conquistou o Troféu Volante de Cristal.

O modelo da marca francesa sucede desta forma ao Seat Leon na lista dos vencedores do mais antigo e prestigiado prémio instituído em Portugal.

A 39.ª edição desta iniciativa registou a participação de 34 automóveis, avaliados por um júri integrado por 20 jornalistas, em representação dos principais órgãos de comunicação social, entre eles a TSF.

Na votação final do Seguro Direto/Carro do Ano, após a eleição dos sete finalistas entre 22 candidatos, o modelo da marca francesa acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados e conquistou o troféu.

A terceira geração do compacto francês conta com uma estética atraente, é mais espaçoso, oferece duas versões híbridas, tanto para a berlina como para a carrinha, e terá uma variante 100% elétrica em 2023.

Na ronda final, o Peugeot 308 enfrentou outros seis finalistas: Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Škoda Enyaq e Toyota Yaris Cross.

Destaque para a presença de quatro automóveis elétricos na lista de sete finalistas.

Em paralelo, foram distinguidos os melhores produtos em segmentos distintos do mercado automóvel nacional.

Destaque para o Peugeot 308, que acumulou o prémio principal com o galardão de Híbrido Plug In do Ano, a classe novidade deste ano.

Vencedores das classes

Carro do Ano - Peugeot 308

Citadino do Ano - Hyundai Bayon

Elétrico do Ano - Kia EV6

Híbrido do Ano - Toyota Yaris Cross

Desportivo do Ano - Peugeot 508 PSE

Híbrido Plug-in do Ano - Peugeot 308 Hybrid

Familiar do Ano - Škoda Enyaq IV 80

Grande SUV do Ano - Kia Sorento PHEV

SUV Compacto do Ano - Nissan Qashqai MHEV

Híbrido Plug In do Ano - Peugeot 308

Outros galardões

O Prémio Tecnologia e Inovação foi atribuído ao Projeto V2X da Bosh Car Multimedia desenvolvido em Braga e o galardão de Personalidade do Ano entregue a Miguel Sanches, que durante seis anos liderou a Auto Europa e desempenha atualmente as funções de vice-presidente de operações da Volkswagen no Brasil e América do Sul.

Com os olhos postos no futuro, a organização do Seguro Direto/Carro do Ano, iniciativa da SIC Notícias e do Expresso, está já a preparar a 40.ª edição do galardão mais prestigiado da indústria automóvel do nosso país, que ocorrerá em 2023.

Nesse sentido, várias novidades estão na forja.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de