- Comentar
O Soalheiro Reserva 2020, pelas suas características, faz jus a um lugar na mesa das celebrações de final de ano, seja para acompanhar manjares elaborados de acordo com o receituário tradicional ou para harmonizar com propostas mais contemporâneas.
É um vinho Alvarinho, que resultou, de acordo com o enólogo Luís Cerdeira, "da nossa curiosidade e vontade de entender todo o potencial da casta. A primeira experiência foi em 1998/99, quando as barricas eram novas, originando, por isso, vinhos com uma presença de madeira mais vincada. Hoje, ainda as conservamos em uso e são elas que dão aquele toque diferenciador de sal e pimenta".
O vinho estagia 12 meses em barricas de carvalho, em contacto com borras finas. É feita a bâtonnage para lhe dar textura e complexidade, preservando desse modo a identidade aromática do Alvarinho e proporcionando um maior volume na boca.
A história deste Reserva 2020 da primeira marca de Alvarinho de Melgaço remonta a 1995, quando a faceta experimentalista e alguma irreverência do produtor levaram a tentar a arriscada experiência: a junção do Alvarinho ao carvalho francês. Após muita experimentação, o estilo Reserva existe desde 2006 até aos dias de hoje, aliando barrica nova à barrica usada. "Nesta versão do 2020, conseguimos ter uma sensação da barrica verdadeiramente elegante, talvez até um pouco mais presente do que na colheita de 2019, permitindo-lhe florescer como um vinho fantástico de guarda", sublinha Luís Cerdeira.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A evolução em barricas de carvalho e a acidez fazem do Soalheiro Reserva um vinho com mais estrutura e complexidade, perfeito para harmonizar com pratos associados por tradição a vinhos tintos, acompanhando na perfeição os pratos de bacalhau, peru assado ou borrego, habituais nas ementas deste final e início de ano.
A Quinta de Soalheiro, produtor de Alvarinho do concelho mais setentrional de Portugal, com aliciantes serviços de enoturismo, expressa a diversidade e identidade de um território demarcado pela natureza.
As uvas provenientes das vinhas plantadas num vale com grande exposição solar; logo, criando as condições ideais para a integração com a madeira, são selecionadas para a produção daquele vinho.
O Soalheiro, marca que nasceu e ganhou dimensão nacional e muito em particular por esse mundo fora, tem uma base familiar e tradicional, espelhada no designado Clube de Produtores, que congrega mais de 150 viticultores. Uma associação que tem conhecido bons resultados, contribuindo para produzir vinhos de reconhecida qualidade.