- Comentar
A casa que se dedica, exclusivamente, à produção de Vinho do Porto lançou ainda um Tawny cinquentenário
Detentora do alvará de fornecedor da casa real, a Taylor"s decidiu engarrafar um vinho elaborado com base nas reservas envelhecidas em casco de carvalho desde o ano da subida ao trono de Isabel II.
Para celebrar os 70 anos de reinado de Isabel II, lançou o Taylor"s Very Very Old Tawny Port Platinum Jubilee, um vinho que resultou de aturado trabalho dos experientes provadores da casa.
É quase uma essência, tão intensos e complexos são os aromas deste vinho extraordinário, particularmente elegante e com uma acidez equilibrada.
Edição limitada de duas mil garrafas e cada unidade é apresentada numa elegante caixa de madeira de faia, disponível até final de março na loja das caves Taylor"s ao preço de 490€.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Golden Age: um Tawny cinquentenário
Entretanto, a Taylor"s lançou, recentemente, o Golden Age 50 Anos.
É um vinho do Porto que envelheceu meio século em velhos cascos de carvalho e atingiu a idade de ouro, tirando o melhor partido das peculiaridades das caves Taylor"s.
Construídas há vários séculos, dispõem das condições ideais para o longo e suave envelhecimento do vinho do Porto. As grossas paredes de granito e os tetos muito altos conservam uma temperatura baixa e constante ao longo do ano. É um ambiente de eleição para o qual contribui a proximidade do rio Douro e do oceano Atlântico. Tais condições criam uma atmosfera de humidade necessária para limitar a evaporação, proporcionando um bom envelhecimento do vinho.
«Desde que, há uma década, lançámos os Taylor"s Single Harvest com 50 anos, temos assistido ao crescente interesse por vinhos excecionais com meio século», refere Adrian Bridge, diretor geral da Taylor"s.
Enologia engrandece valioso legado
Para o enólogo David Guimaraens, «é nos tawnies que um provador de vinho do Porto demonstra a sua mestria na arte do lote».
Nesse sentido, «para construir um Tawny de 50 anos partimos de componentes de vinhos velhos, que foram deixados, pelo menos, pela geração que nos antecedeu, mas também temos a grande responsabilidade de deixar os vinhos base para as gerações que nos seguirão».
O longo envelhecimento em madeira confere a característica cor âmbar, um nariz cheio de complexos e ricos aromas e sabores suaves e maduros a este Tawny de eleição, que deve ser consumido a uma temperatura entre os 12 e os 16º C.
Apresentado na clássica garrafa fosca associada aos famosos tawnies de idade da Taylor"s e acondicionado numa caixa de carvalho, estará disponível no final de março, com o preço recomendado de 250€.
Notas de prova
Núcleo castanho, acobreado com um fino bordo dourado. Os aromas primários são elegantes, ricos e muito delicados. Notas de rum e passas, cravo, noz-moscada e apontamentos de pimenta preta moída. Ameixas, marmelos e damascos dançam em seu palato enquanto raspas de casca de limão e laranja proporcionam uma fresca acidez que equilibra a riqueza do vinho.
Notas de abacaxi braseado, maracujá e líchia equilibram-se maravilhosamente com o coco torrado, amêndoas e manteiga de caramelo. A textura e o corpo do vinho envolvem o paladar e o final é fresco e muito equilibrado. O fim de boca parece eterno tentando-o para mais