Tomate coração de boi é rei em mesas do Douro

O tomate coração de boi, suculento e carnudo, um produto de excelência da região do Douro, vai estar à prova, durante o mês de agosto, graças a algumas propostas contidas na ementa de vários restaurantes daquele território.

É uma forma diferente e revigorante de celebrar, à mesa, uma variedade única de tomate.

A pandemia inviabilizou a realização, no mês de agosto, do já tradicional Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro - na forja estava a 5.ª edição do certame --, mas nem por isso o tomate coração de boi, um produto das velhas hortas durienses, deixa de poder ser apreciado em toda a plenitude na região onde é cultivado e colhido.

Apesar dos tempos difíceis que vivemos, a agricultura não parou e, em jeito de preito de gratidão aos inúmeros agricultores durienses que recuperaram com todo o empenho e carinho as suas hortas para cultivarem o tomate coração de boi num território que não produz apenas uvas de excelente qualidade, 14 restaurantes de referência da região propõem sopa; saladas, entradas, pratos especiais ou sobremesas em que a estrela é o tomate coração de boi do Douro.

Um dos objetivos do concurso foi despertar o interesse dos consumidores que apreciam a viagem ao território de excelência desta variedade de tomate; outro, motivar a criatividade da restauração regional para trabalhar este fruto.

O tomate coração de boi pode chegar à mesa acompanhado com gelado de ervas ou confitado; com tosta de alfarroba e queijo de cabra.

Outras sugestões aliciantes passam pela panna cotta de queijo da Serra da Estrela com tomate coração de boi caramelizado a baixa temperatura ou pelo cheesecake de manjericão com compota. De tomate coração de boi, naturalmente.

Também há posta de vitela à poveira e refrescantes saladas: com cebola-nova, orégãos e folhas verdes ou com queijo mozarela, pesto de manjericão e rúcula selvagem.

Ideal para os dias quentes, o gaspacho, obviamente, de tomate coração de boi, melancia e vieira braseada.

Migas; sopa; arroz ou tataki de atum, húmus de grão-de-bico e granizado de tomate coração de boi ampliam as escolhas para saborear uma das especialidades do Douro onde ela sabe melhor: em plena região,

A adesão dos restaurantes e do consumidores tem sido estimulante para «aumentar a atratividade do Douro, valorizando outros produtos de excelência para além do vinho, mais rapidamente do que alguma vez imaginaríamos», sublinha Celeste Pereira, diretora da Greengrape, organizadora do Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro.

Promover o território e revitalizar o turismo e a agricultura, duas áreas cruciais da economia regional, são igualmente objetivos a atingir por esta iniciativa.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de