- Comentar
Há sempre boas razões para voltar aos Açores e a gastronomia é, seguramente, um desses saborosos motivos para revisitar o território descrito, de modo sublime em «as Ilhas Desconhecidas», pelo escritor Raul Brandão, nos anos vinte do século passado.
Desde então, muita coisa mudou nos Açores. O turismo gerou corrupio de visitantes, mas a beleza das ilhas manteve-se tão fulgurante quanto arrebatadora.
Ponta Delgada é a porta de entrada do arquipélago onde o azul do mar e do céu se tocam no horizonte sem fim.
O oceano é rico em peixe; os campos são férteis em inhame; batata doce; pimenta da terra e açafroa, que dá outro gosto ao molho de vilão.
Os queijos e a carne são igualmente dos produtos de qualidade única e que enriquecem a gastronomia das 9 ilhas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A visita ao mercado da Graça, em Ponta Delgada, permite ter uma ideia da variedade de produtos que enobrecem a culinária local, a viver uma fase de emancipação, de acordo com parâmetros mais contemporâneos.
No entanto, os pratos clássicos e os lugares para degustá-los mantêm paradigma, afirmando-se como pilares do diversificado e rico património açoriano neste domínio tão apreciado.
Ouça aqui esta edição do "TSF à Mesa"
Em S. Roque, seguindo junto ao mar, O GALEGO/CASA DO BIFE é um dos locais mais tradicionais e uma casa onde brilha a especialidade associada ao nome.
Em S. Miguel, a simples questão - onde se come o melhor bife à regional? - gera um fartote de discussões, apimentadas pelo gosto de cada um.
Entre os restaurantes mais recomendáveis para saborear o bife do lombo com ovo a cavalo, batata frita, a emblemática tira de pimento vermelho a cobrir e um molho divinal, está esta casa de ambiente informal, descontraído.
A sala é interior, sem cativantes motivos decorativos. Amesendação básica. Tudo sem luxos.

Sala interior do restaurante Casa do bife - O Galego
© Direitos Reservados
Os grelhados são a proposta maioritária da lista, embora quem vá lá é com o bife à regional no pensamento.
Carne tenra e suculenta, bem temperada, plena de sabor, a proporcionar refeição agradável.

© Direitos Reservados
Para sobremesa, o ananás é boa aposta; na doçaria, o pudim de feijão.
Garrafeira suficiente. Serviço a melhorar neste restaurante onde o bife à regional é rei. O GALEGO, em S. Roque, Ponta Delgada, nos Açores.
Localização: S. Roque (Ponta Delgada), Açores
Telef.: 296 700 857