Ventozelo conquista prémio global Best Of Wine Tourism

O prémio global da edição de 2022 dos galardões Best Of Wine Tourism, (BOWT), instituído pela Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network), foi atribuído ao Ventozelo Hotel & Quinta, nas regiões do Douro/Porto e dos Vinhos Verdes, na sequência da votação final realizada em Mainz, na Alemanha.

Vencedor da categoria "Arquitetura e Paisagem" na fase nacional do concurso, o Ventozelo Hotel & Quinta integra o lote restrito de dez vencedores globais daqueles prémios de reconhecido prestígio internacional.

Este ano, "o nível voltou a ser excecionalmente elevado", de acordo com a organização, que recebeu 447 candidaturas a este prestigiado concurso, criado para premiar empresas prestadoras de serviços de enoturismo.

As instalações e serviços são analisados em várias categorias - alojamento, restaurantes vínicos, arquitetura e paisagem, arte e cultura, experiências inovadoras de enoturismo, serviços de enoturismo, e práticas sustentáveis em enoturismo - por um júri nacional.

Os critérios em que se baseia a apreciação têm como base a qualidade dos serviços e instalações, a diferenciação, a inovação e originalidade da oferta, e o impacto no desenvolvimento do enoturismo e da região onde se inserem.

Vencedores nacionais das diversas categorias

A nível nacional, o concurso tem vindo a despertar interesse crescente, com aumento gradual de candidaturas nas várias categorias.

Os vencedores da edição de 2022 foram:

Alojamento: Quinta da Gricha

Arquitetura e Paisagem: Ventozelo Hotel & Quinta

Arte e Cultura: Caves Ferreira

Experiências Inovadoras em Enoturismo: Quinta da Aveleda

Restaurantes Vínicos: Vale do Tábua Wine & Tapas

Serviços de Enoturismo: Quinta das Carvalhas

Memória e tradição duriense na base da distinção global

O vencedor internacional foi conhecido e anunciado, posteriormente, após votação do júri constituído por representantes das cidades-membro da Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network) na cerimónia de encerramento da assembleia-geral anual deste organismo, realizado na cidade alemã de Mainz.

O Ventozelo Hotel & Quinta, localizado em Ervedosa do Douro (São João da Pesqueira), mereceu a escolha do júri internacional para integrar o lote restrito da dezena de vencedores globais, pelo facto de não ser apenas um hotel:

"É, sobretudo, uma quinta, habituada a receber com hospitalidade todos os que lá chegam, e que convida a desfrutar da paisagem soberba e a descobrir os vários espaços restaurados, que preservam a simplicidade das raízes das mais tradicionais quintas durienses", refere o site da organização.

Para além do estabelecimento representante das regiões do Douro/Porto e dos Vinhos Verdes, foram distinguidos:

Penfold"s Magill Estate (Adelaide, Austrália); Bodegas Vinícola Real (Bilbau, Espanha); Château Guiraud (Bordéus, França); Creation Wines (Cidade do Cabo e Cabo Winelands, África do Sul); Adrian & Diego Mathier Nouveau Salquenen SA (Lausanne, Suíça); Weingut Braunewell (Mainz, Alemanha); Bodega Los Toneles-Abrasado (Mendoza, Argentina); Charles Krug (São Francisco - Napa Valley, EUA) e Zýmē (Verona, Itália).

Entretanto, o público tem oportunidade de votar no seu projeto de enoturismo preferido: a votação decorre até 12 de novembro, sendo os resultados conhecidos três dias depois.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de