Vindouro: a Festa Pombalina comemora 20 anos

A presença de dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto; concursos; conversas temáticas; a realização do cortejo e do mercado pombalino e vários concertos dão corpo ao cartaz da Vindouro/Festa Pombalina, que decorre de 2 a 4 de setembro, em S. João da Pesqueira.

A sede do concelho com maior área de vinhas no Alto Douro Vinhateiro, região classificada como Património Mundial pela Unesco, volta a conhecer grande animação no primeiro fim de semana de setembro, graças a um dos maiores e mais tradicionais eventos anuais, que têm como palco aquele território.

O ano de comemoração dos 20 da Vindouro/Festa Pombalina é assinalado com a presença de dezenas de produtores de vinhos DOC e do Porto que apresentam novidades e rótulos intemporais.

Em paralelo, há "Conversas Sobre Vinho", orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, versando diversos temas: "Os três grandes terroirs do Douro"; "Vinhas velhas do Douro, um tesouro singular"; "Vinho do Porto, um mundo de sensações" e "Brancos do Douro que desafiam o tempo".

A 3.ª edição do concurso de vinhos "Douro em Prova" é outra das iniciativas que constam do programa: os vinhos submetidos a apreciação são avaliados, em prova cega, por provadores daquela publicação.

Os vencedores são conhecidos na tarde do dia 3 de setembro (sábado), após serem anunciados os triunfadores do concurso "Doce Coração do Douro, promovido pelo município local para encontrar uma doçaria que represente S. João da Pesqueira. Desse

modo, o vinho do Porto é ingrediente obrigatório na confeção do doce,

Ainda no sábado, realiza-se o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros.

Cortejo e mercado recriam século XVIII

O Cortejo Pombalino, recordando a atmosfera do séc. XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, é um dos pontos altos do programa, em que está integrada outra iniciativa singular: o Mercado Pombalino, que recria a tradicional venda de produtos locais. Trata-se de uma ocasião privilegiada para adquirir produtos locais de sabor único, enquanto a Feira das Atividades Económicas promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos.

Os 20 anos da Vindouro - Festa Pombalina / Wine & History, com organização do município de S. João da Pesqueira, são igualmente assinalados com vários concertos protagonizados por Tony Carreira, Maria Lisboa; Fernando Daniel e Bárbara bandeira e a atuação dos dj"s Olga Zanova e Rumble.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de