Bombeiros de Terras de Bouro já dispõem de Equipa de Intervenção Permanente

Os Bombeiros de Terras de Bouro dispõem, a partir deste mês, de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), um "autêntico pronto-socorro" há muito ansiado e necessário no concelho, anunciou hoje o presidente da Câmara local.

Em declarações à Lusa, Manuel Tibo disse que aquela EIP "ganha ainda mais importância" pelo facto de Terras de Bouro estar inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

"A partir de agora, temos um autêntico pronto-socorro, sempre pronto para acudir de imediato a uma qualquer ocorrência, sejam emergências sejam incêndios florestais ou outras calamidades naturais", referiu.

A EIP é constituída por cinco bombeiros da corporação de Terras de Bouro, que até aqui eram voluntários e agora se tornam profissionais.

Foi lançado um concurso público para escolha dos cinco membros da EIP, tendo a equipa entrado em funções na terça-feira.

Segundo Manuel Tibo, a equipa ficará em funções "pelo menos três anos", mas o objetivo é que, depois disso, ela permaneça no concelho.

"Era algo há muito ansiado e necessário em Terras de Bouro, queremos que a EIP venha para ficar", referiu.

A equipa é paga, a meias, pela Câmara e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Criadas em 2001, as EIP são constituídas por cinco elementos que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de