APAVT e MNE assinam protocolo para reforço da proteção aos viajantes

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) assinaram hoje um protocolo para reforçar a proteção aos viajantes.

Em comunicado, a associação deu conta dos pontos mais importantes deste acordo, que inclui a aplicação "Registo Viajante", disponível para os sistemas iOS e Android para registar quem viaja e que permite, entre outras coisas, que seja localizado em caso de emergência.

Além disso, o protocolo estabelece "uma partilha de informação e de elementos mais estruturada e regular entre a APAVT e o MNE", tendo em vista também a atuação do Gabinete de Emergência Consular, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, segundo o mesmo comunicado.

O documento foi assinado pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e pelo presidente e diretora da APAVT, Pedro Costa Ferreira e Paula Alves.

Citado no comunicado, o presidente da APVAT realçou que "num mundo cada vez mais imprevisível, quer por questões políticas e sociais, quer por ocorrência de condições naturais extremas, segurança e confiança são hoje palavras-chave indissociáveis das agências de viagens".

Por isso, "nada mais natural para a APAVT, do que associar-se à Secretaria de Estado das Comunidades, para aumentar a qualidade da informação e a capacidade de resposta", garantiu.

Por sua vez, o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, salientou que o acordo "tem em vista garantir um apoio e uma proteção consulares ainda mais eficazes por parte do Gabinete de Emergência Consular, em articulação com a rede consular e diplomática portuguesa".

A APAVT e o MNE salientaram ainda que este acordo resume o trabalho feito até aqui, mas traça mais compromissos para o futuro.

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de