Economia

Belmonte recebe debate sobre o impacto dos novos 'media' no desenvolvimento do Interior

A vila de Belmonte, distrito de Castelo Branco, recebe, no sábado, uma conferência que vai abordar o impacto que os novos 'media' podem ter no desenvolvimento do Interior e que reunirá vários especialistas das diferentes áreas, anunciou a organização.

"A ideia é mostrar o impacto positivo que os 'new media' podem provocar no desenvolvimento das zonas mais afastadas do litoral - em particular nas Aldeias Históricas de Portugal. O local escolhido para a conferência é Belmonte, local que tem protagonizado uma exemplar transição entre um passado riquíssimo e um futuro promissor", refere a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

Intitulada "New Media - Uma Opção para o Desenvolvimento do Interior de Portugal?", a conferência está inserida no "Festival Explorer 3.0", que leva às Aldeias Históricas de Portugal uma programação que visa fazer a ponte entre o passado e o presente e projetar o futuro destas regiões.

Em Belmonte, o debate está marcado para as 17:00, no auditório do Museu Judaico, e terá como moderador Nuno Santos, jornalista e antigo diretor de programas e informação da RTP e da SIC.

Junta-se-lhe Ana Abrunhosa (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), Luís Paixão Martins (pioneiro na área da consultoria em comunicação), Ana Bravo (nutricionista, blogger e autora de livros na temática da cozinha saudável) e o realizador Pedro Varela (membro do Clube de Criativos de Portugal, que criou séries originais como "Os Filhos do Rock" e "A Filha da Lei").

A Universidade de Ciências Aplicadas de Breda (Holanda), através da sua Academia de Media e Entretenimento Digital, também irá participar na iniciativa.

"Este evento é uma oportunidade para gestores e decisores dos territórios mais afastados dos centros de decisão partilharem informação e contribuírem para um debate rico e produtivo. Também os profissionais e os alunos das áreas da comunicação e criatividade dispõem aqui de uma ocasião privilegiada para alargarem os seus conhecimentos sobre os temas em análise", acrescenta a organização.

Além da conferência, durante todo o fim de semana realiza-se, no Museu dos Descobrimentos, um 'workshop' de realidade virtual. Outra proposta é o Ciclo de Cinema, que exibirá filmes sobre o tema da exploração, como "Diários de Motocicleta", de Walter Salles, "Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um Geógrafo", de António Saraiva e Manuel Carvalho Gomes, e "A Cidade Perdida de Z", de James Gray.

  COMENTÁRIOS