Economia

Miniautocarro de Sever entrou nos hábitos da população e alarga circuitos

O serviço de transporte público em miniautocarro "SeverIn", criado em 2011, é considerado "um sucesso" pela Câmara de Sever do Vouga e pela Transdev, que anunciam melhorias para 2019.

As duas entidades, que sexta feira fazem publicamente um balanço do projeto, anunciam para o próximo ano uma nova imagem do serviço e novos percursos.

Para a Câmara Municipal de Sever do Vouga, o severIn contribuiu para uma mobilidade mais acessível.

"Nem todos possuem transporte próprio e a nossa principal preocupação foi promover uma maior inclusão social, ao aproximar as localidades mais afastadas do centro da vila, garantindo uma maior autonomia às pessoas, sobretudo aos idosos. Este foi objetivo principal que está a ser plenamente cumprido", disse à Lusa o presidente da Câmara de Sever do Vouga, António Coutinho.

Já para Álvaro Pimenta, diretor de exploração da Transdev, "o facto de sete anos após a sua implementação, em conjunto com a autarquia, a Transdev continuar a desenvolver este serviço demonstra a vontade de disponibilizar à população de Sever do Vouga uma solução de transporte adaptada às suas necessidades".

"O reforço da rede, com o acréscimo de mais uma linha e ligações entre os principais polos geradores de fluxos do concelho, tem como objetivo melhorar a mobilidade de quem vive, estuda ou trabalha em Sever do Vouga", afirma.

Criado inicialmente a pensar na população mais idosa, o SeverIn dispõe atualmente de quatro linhas e é utilizado por diferentes faixas etárias, sendo que, só este ano, já transportou 5449 passageiros.

Em 2019 vai entrar em serviço uma nova linha a Aveiro, para permitir a ligação do transporte do Município com os autocarros Expresso e com os comboios da Linha do Norte.

De acordo com informação facultada à Lusa, às sextas, o autocarro sairá de Aveiro, passará por Albergaria e terá como destino a central de camionagem de Sever.

Aos domingos, o autocarro sairá da central de camionagem de Sever, passará por Albergaria (onde há ligação com expressos), com destino a Aveiro (expressos e comboios), percurso este que pode ser útil a quem vive ou trabalha fora de Sever e vai ao concelho nos fins de semana.

Dentro do concelho, o serviço vai também ser melhorado, passando a dispor de mais um circuito. A novidade é a ligação por miniautocarro, à sexta-feira, da Cerqueira, a localidade de Couto de Esteves mais afastada, passando a viatura por Rocas com destino a Sever do Vouga.

Nos restantes dias mantêm-se os circuitos que já existiam. Assim, à segunda-feira o miniautocarro sai de Dornelas e passa por Silva Escura, com destino a Sever, na terça-feira sai de Couto de Esteves e vai para Sever, passando por Rocas do Vouga, à quarta-feira sai de Cedrim, passa por Paradela e Pessegueiro, com destino a Sever e na quinta-feira sai de Talhadas e passa por Paradela, com destino a Sever.

Todos os dias, no final desses percursos, o autocarro faz um circuito urbano no centro da vila, passando pelos supermercados de grande superfície, para permitir aos passageiros a movimentação na área mais central da vila.

Lusa / Fim