Primeiro curso superior em Santo Tirso "muito ligado ao mundo real de trabalho"

Santo Tirso, Porto 14 nov (Lusa) -- Um curso com uma componente "muito ligada ao mundo real de trabalho" marca a primeira formação de nível superior no concelho de Santo Tirso, informou hoje a Câmara Municipal, adiantando que as aulas começam na quarta-feira.

O curso de Tecnologia Mecânica - Engenharia Mecânica e Mecânica Automóvel é promovido pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e será frequentado por 20 alunos daquele município do distrito do Porto. Terá a duração de dois anos, decorrendo as aulas entre a Fábrica de Santo Thyrso e a Escola Tomaz Pelayo.

O curso é marcado por uma "componente muito ligada ao mundo real de trabalho, dado que no último semestre o aluno será colocado em estágio numa empresa ou organização", refere um comunicado da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara, Joaquim Couto, revelou que a ideia de levar um curso superior para o município "vem do início do mandato anterior".

Mas só agora "foi possível reunir condições" com uma instituição de "prestígio, que traz confiança aos pais" que querem os seus filhos com formação superior, acrescentou Joaquim Couto, que marcará presença no arranque das aulas.

"Trata-se de um curso que não serve apenas Santo Tirso como também a sub-região do Vale do Ave e concretiza uma ambição do início do mandato anterior, permitindo aos alunos do concelho frequentar uma escola do ensino superior à porta de casa", salientou o autarca.

Considerando que a iniciativa "também dá resposta ao mercado de trabalho do Vale do Ave, que tanto necessita nos seus quadros de gente com formação superior", o presidente da Câmara congratulou-se pelo lançamento deste "projeto-piloto, que vai ajudar a fixar a juventude" no concelho.

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de